A 26ª edição da CASACOR Brasília traz o lavabo como ambiente de destaque. O cômodo que geralmente é o menor da casa na mostra ganha propostas totalmente inusitadas, a começar pelo tamanho. Nos espaços os arquitetos mostram personalidade com peças assinadas e iluminação especial.
Confira nossa seleção.
A arquiteta Priscila Mantelli Machado assina o Lavabo da Casa, espaço que surpreende pelo tamanho, são18m². Espaçoso e aconchegante, o ambiente aposta em decoração afetiva, onde elementos recordam memórias, no caso telas e esculturas, além de uma releitura no papel de parede e cortinas. A base do projeto é a geometria dos elementos sobrepostos, como revestimento 3D em pedra natural e estrutura metálica com design linear. A profissional também optou pela bacia High Tech da Deca, onde o vaso e o bidê formam uma só peça que, além de oferecer diferentes tipos de higienização também utiliza descarga reduzida, essencial para a economia de água.
O Lavabo Público, idealizado pela arquiteta Mariana dos Santos, ocupa uma área de 16m² e foi imaginado para dar praticidade ao ambiente, composto por gabinetes separados, porém integrados. O grande destaque do projeto é o lavatório, com uma parede curva revestida com papel de parede. Duas cubas redondas de apoio na cor Gray Stone, descansam sobre totens cimentícios, emoldurados por espelhos pendendo do teto. O ponto forte da decoração está na utilização de materiais neutros e atuais. As portas revestidas de lâminas de MDF estão em harmonia com os materiais brutos das paredes perimetrais em concreto e com o cimento queimado do piso. Solto das paredes por uma sanca iluminada, o forro em madeira suaviza as diferentes texturas utilizadas. O mural com arte de diversos autores traz personalidade e magia ao espaço.
Assinado por Isabella Souza, criadora do Studio Orla, o Lavabo Raízes, com 35m², foi inspirado no tema “Foco no Essencial” e exibe a essência do ambiente por meio da eliminação de supérfluos. Os diferentes tons de marrom são predominantes e estão associados à terra e à natureza, além de transmitirem uma sensação de calma e conforto físico quando utilizados na decoração. O local, que é unissex, possui apenas um painel delimitando os espaços sem demarcar áreas isoladas, permitindo integração e livre circulação. Destaque para o revestimento chanfrado cinza no painel principal e para o banco criado exclusivamente para o ambiente, assinado pelo designer Danilo Vale.