Cuidar da beleza de forma global. É essa a mensagem que fica após os últimos eventos de Dermatologia. De acordo com a especialista em dermo e nutricosméticos Mika Yamaguchi, que é farmacêutica e diretora científica da Biotec, conceitos como efeito lift para o pescoço, no remodelamento facial, hidratação anti-idade e o uso de cápsulas antioxidantes foram os grandes destaques dos últimos encontros.
Hidratação dinâmica — Esse é um conceito que prioriza a hidratação da pele em todos os seus níveis. “Para o combate ao envelhecimento, todos os cremes precisam de um equilíbrio entre hidratantes aquosos e reposição lipídica para manter uma hidratação que vai muito além da formação de um filme, mas que seja um reestruturador das diversas camadas da pele”, comenta. A aposta é na manipulação de cremes com a associação de ácido hialurônico de baixo e alto peso molecular:
“Nesse sentido, o ideal é apostar na junção de DSH CN e Hyaxel, dois ácidos hialurônicos, respectivamente, de alto e baixo peso molecular que, juntos, promovem hidratação imediata e duradoura”. De acordo com a especialista enquanto DSH CN preserva a elasticidade e atua na epiderme, Hyaxel consegue permear as camadas mais profundas e melhorar a auto-hidratação do tecido conjuntivo. “Os dois ativos têm a vantagem de estarem ligados ao silício orgânico, ideal para combater a flacidez”. O creme fica completo em uma base pronta com Fosfolipídeos como Base Second Skin, que é indicada para todos os tipos de pele.
Sculp Lift — Conceito focado em colo, pescoço, rosto e remodelamento do oval. “Aqui, as farmácias já contam com ativos que atuarão no estímulo da produção de colágeno, substância fundamental, e na melhora da junção dermoepidérmica, componente importante para combatermos a flacidez”, explica. Para isso, o creme deve conter Arct-Alg, Sculptessence, DensiSkin D+ e Progenitrix.
“O primeiro ponto nesta ativação é a produção de energia e atualmente as algas polares do Mar Ártico (Arct Alg) são responsáveis pela proteção da mitocôndria e a possibilidade de triplicarmos a produção energética. A associação com ativos ricos em xilose e poliosídeos reversos extraídos da linhaça selvagem (Sculptessence) faz com que haja uma atuação na produção de colágeno e estudos clínicos demonstram uma melhora no remodelamento facial”, explica. “Quando associado com um Complexo Dermo Estimulador (DensiSkin D+), há uma melhora na ancoragem da derme e epiderme (junção dermoepidermica) e um estímulo à produção de fibras colagênicas e elásticas, reestruturando o tecido conjuntivo”, completa. E, por fim, Progenitrix atua na proteção das nossas células progenitoras, que são responsáveis pela matriz de produção de células no corpo.
Produtos antioxidantes, antipoluição e protetores — A preocupação maior, nesse ponto, é com relação aos radicais livres causados por estímulos externos como radiação, calor e poluição. “Eles devem ser combatidos com produtos que preservem a função de barreira da pele e evitem a formação de radicais que degradam colágeno”, afirma. Um creme poderoso para ter essa proteção completa deve conter OTZ 10, Alistin, Exo-P e Ascorbosilane C, segundo a especialista.
“A questão da proteção contra os radicais livres que surgem por conta do UVA, UVB, calor e luz visível, nós conseguimos por meio de uma molécula chamada OTZ 10. Já o antioxidante universal Alistin neutraliza radicais livres em três dimensões (DNA, célula e proteína) e tem ação antiglicante e desglicante”, explica. A proteção contra poluição é incorporada à fórmula por meio do ativo Exo-P, o único no Brasil que funciona como um antipoluente contra as micropartículas PM 2.5. “E, para completar, Ascorbosilane C, que é uma Vitamina C biodisponível e vetorizada pelo silício orgânico, fortalece a membrana celular, combate os radicais livres e ainda confere luminosidade e auxilia na normalização da pigmentação da pele”, destaca.
Produtos de aplicação pontual — “Uma das grandes preocupações é com relação à área dos olhos, onde devemos combater bolsas, olheiras, flacidez e rugas”, comenta. A grande novidade é MeiYanol, um ativo desenvolvido na França e rico em flavonoides e polifenóis.
“Ele bloqueia o processo de extravasamento dos leucócitos e fortalece a barreira dos vasos sanguíneos mantendo a integridade da região das áreas dos olhos. É indicado para edema, rugas e principalmente olheiras, porque tem a capacidade de sequestrar o ferro do processo da formação dos radicais livres, diminuindo a inflamação local que é precursora do pigmento da olheira”, comenta. O creme para área dos olhos pode conter ainda Hydroxyprolisilane CN (regenerador) e B-White (clareador).
Cápsulas antioxidantes — Trazer a beleza de dentro para fora explica esse conceito. “Quando falamos do processo de envelhecimento, temos uma necessidade de combater um inimigo silencioso: o estresse oxidativo que se inicia com a glicação, oxidação e no final temos a inflamação. Para termos uma qualidade metabólica melhor, é necessário combater este estresse oxidativo”, explica. Em uma só cápsula pode ser manipulado quatro ativos anti-idade para combater o problema: FC Oral, Bio-Arc, Glycoxil e Exsynutriment.
“Aqui são fundamentais os antioxidantes que combatam este processo de caramelização da pele ou glicação (açúcar ligando-se ao colágeno), como o agente antiglicante e desglicante Glycoxil, que bloqueia a ação do excesso de açúcar no nosso organismo diminuindo assim o processo de oxidação e inflamação no organismo”, explica. “Quando diminuímos esta fase, com Bio-Arct iniciamos um processo de ativação energética que é fundamental para que as reações bioquímicas ocorram de forma plena. Esse ativo triplica a produção de energia e combate o déficit energético. Para ter resultados melhores, a cápsula pode conter o modulador inflamatório FC Oral, que atua como antioxidante, e o Exsynutriment, um elemento fundamental conhecido como cimento da pele ou silício solúvel reestruturador, que estimula a produção de proteínas estruturais e restabelece a firmeza da pele”, finaliza a farmacêutica.
Créditos: Notícias ao Minuto