A Lamborghini, montadora italiana de carros esportivos de propriedade da Audi, em colaboração com o MIT – Massachusetts Institute of Technology -, apresenta o novo conceito de carro “Lamborghini del Terzo Millennio”.
O conceito delineia o design e a visão tecnológica do futuro, mantendo intacto o apelo visual, a performance e acima de tudo a emoção que caracteriza os Lamborghini.
O objetivo do projeto é permitir que a Lamborghini desenvolva as tecnologias necessárias para abordar o futuro dos carros superesportivos em cinco frentes diferentes: sistemas de armazenamento de energia, materiais inovadores, sistema de propulsão, design e emoção motriz.
Os dois primeiros aspectos são desenvolvidos juntamente com dois laboratórios do instituto de tecnologia de Massachusetts: o “Dinca Research Lab”, liderado pelo Prof. Mircea Dinca da Faculdade de Química e o “Grupo de Mecanossinteses” do Prof. Anastasios John Hart da Faculdade de Engenharia Mecânica. Esta colaboração tem financiamento da Lamborghini Carse e visa transformar radicalmente as tecnologias de armazenamento de energia e os de materiais compósitos.
A estratégia para criar super desportivos que se enquadrem em normas ambientais sem comprometer o desempenho é a base da abordagem de armazenamento de energia, abandonando as baterias e supercapacitores convencionais para investigar o potencial dos supercondutores do Terceiro Milênio.
Esta abordagem está em consonância com o uso de supercondutores de baixa tensão no motor V12 do Aventador, que começou há cinco anos. O próximo passo lógico é o desenvolvimento de um sistema de armazenamento capaz de produzir alto pico de energia e recuperação de energia cinética, limitando a degradação relacionada ao envelhecimento e o número de ciclos de carga e descarga durante a vida útil de carro, e com a capacidade de liberar e recuperar energia elétrica de forma simétrica.
A este respeito, a colaboração com o Prof. Dinca destina-se a superar as limitações da tecnologia de hoje e colmatar a lacuna existente em termos de densidade de energia das baterias convencionais, continuando a manter a alta potência, o comportamento simétrico e do ciclo de vida muito longo relacionadas com a tecnologia de supercapacitores.
Para apoiar esta revolução em sistemas de armazenamento de energia, os materiais e suas funções também devem mudar. O Lamborghini visa aprimorar ainda mais a sua liderança na concepção e fabricação de estruturas e componentes de fibra de carbono, aumentando sua capacidade de desenvolver recursos e funções que ofereçam materiais compostos a um nível mais alto.
Por esta razão, a colaboração com o Prof. John Hart vai examinar a possibilidade de incluir superfícies nanopartículas em materiais de fibra de carbono no Terceiro Milênio, que funcionam como acumuladores para o armazenamento de energia por meio de nanotubos integrados e permitir usar todo o corpo do carro como um sistema de armazenamento.
O projeto também visa explorar essa tecnologia para o monitoramento contínuo da estrutura de fibra de carbono invisível, desenvolvendo o conceito de “auto-cura”: o objetivo é fornecer ao Lamborghini Terceiro Milênio a capacidade de monitorar sua condições de fissuras e de danos na sua subestrutura causadas por acidentes. Neste caso, é capaz de iniciar um processo de auto-reparação por meio de micro-canais cheios de atos de compostos químicos para preencher a fenda, eliminando assim o risco de propagação de pequenas fraturas na estrutura de fibra de carbono. Isto iria permitir uma maior redução de peso com uma mais vasta utilização de fibra de carbono ou a aplicação de componentes de CFK submetidas a tensões elevadas.
O sistema de armazenamento de energia deve combinar com um sistema de propulsão que assegure o máximo desempenho. Cada roda inclui um motor elétrico integrado, mantendo a tração completa e aproveitando a energia fornecida pelos motores elétricos: alto torque, reversibilidade e capacidade de transmissão de energia através da fiação. Mover os motores elétricos nas rodas também oferece uma vantagem adicional: maior liberdade em formas aerodinâmicas e de design.
Design
A estética do Third Millennium é o produto do Lamborghini Style Center , projetado para expressar os elementos de design do futuro, levando em consideração mudanças radicais na tecnologia e antecipando detalhes estilísticos. Este é um exemplo significativo da evolução e do desenvolvimento dos detalhes distintivos dos faróis dianteiros e traseiros Y.
Emoção
Um aspecto fundamental para um supercarro Lamborghini do futuro é continuar a transmitir toda a emoção de sentar-se ao volante e garantir uma experiência de condução de 360 °. A capacidade de resposta dos motores elétricos, o controle do torque de acionamento integral e o sistema dinâmico de controle da carroceria irão melhorar a experiência de condução, projetando-o no terceiro milênio. Por último, mas não menos importante, o que resulta abordagem orientada e inovadora
O cockpit virtual do Terceiro Milênio permitirá muito mais que uma jornada simples nas estradas de um mundo futuro: a simulação piloto orientada permitirá que o motorista seja guiado por um especialista virtual em uma faixa como o de Imola e então se sinta como um verdadeiro “piloto”, experimentando com o carro e o circuito real e seguindo o carro virtual fantasma.
Créditos: Car.Blog.br