Um jogador de futebol que mora na Itália com a esposa e o pequeno filho Ian, buscava uma cobertura de frente para o mar em Florianópolis, Santa Catarina, onde pudesse descansar e passar as férias no Brasil.
Ao encontrar o imóvel quase perfeito, a família entregou o projeto nas mãos da arquiteta Juliana Pippi, que apesar da dificuldade com a distância e os encontros apenas virtuais com os moradores, percebeu todas as necessidades do casal: um apartamento com cores, integrado, com materiais naturais que remetessem a natureza e que realmente tivesse cara de praia.
Colocando os desejos dos moradores em prática, Juliana integrou totalmente sala e cozinha, quando o edifício estava ainda em construção. “Como ficou um pilar estrutural entre os dois ambientes, eu resolvi tirar partido dele para criar uma imensa ilha no meio da cozinha. Eles usam muito a bancada para tomar café da manhã”, conta a arquiteta.
A cozinha não teve armários aéreos, deixando o ambiente mais leve. No lugar, prateleiras e uma cristaleira camuflada com espelho. Todos os eletrodomésticos foram concentrados na lateral do ambiente, para que não chamassem atenção de quem está na sala.
Para trazer praticidade e facilidade na hora de limpar, toda a parte social recebeu piso vinílico que imita a madeira, trazendo o clima de natureza. Além disso, uma tora de madeira como mesa de centro, o tapete tie-dye com tingimento de pigmentos naturais, o painel da TV feito com mosaico de casca de coco, cortinas de linho puro e a palha natural das cadeiras garantiram o clima de praia do imóvel.
A decoração com base neutra, nos tons cinza e bege, prepara os ambientes para as cores vibrantes dos móveis, além de criar um clima despojado e alegre.
Para que o casal ganhasse um closet espaçoso, dois quartos e um banheiro foram desfeitos. A suíte ganhou a possibilidade de ser totalmente integrada ao banheiro, pois os dois ambientes são separados apenas por grandes portas deslizantes.
No quarto do filho, Juliana colocou grandes gavetas embaixo da cama que servem para guardar brinquedos e ficam ao alcance do pequeno. A base do ambiente foi feita em azul, cor preferida de Ian. Por ser um apartamento de praia, ele não precisa de bancada para estudar, no entanto, uma mesinha de apoio foi posicionada.