As confraternizações de dezembro são infindáveis e, claro, o corpo padece. Como as festas são muito animadas e ‘regadas’ a álcool, é comum passar dezembro em um grande mal-estar.

Embora a alimentação não faça milagres na cura da ressaca, o que se come no dia seguinte é fundamental para atenuar os sintomas causados pelos excessos.

Se pensa que a solução está nos hambúrgueres, pizzas, refrigerantes e café, engana-se. Quanto mais saudáveis forem os alimentos, melhor será o impacto dos mesmos na ressaca, afirma a revista Women’s Health.

E tudo começa com a hidratação assim que se acorda, uma vez que o consumo elevado de bebidas alcoólicas promove a desidratação que, por si só, tem efeitos muito negativos na saúde e bem-estar. Mas tão importante como hidratar é nutrir e os ovos são excelentes fontes de proteína, mas não só: a cafeína é excelente, mas é preciso ter sempre em conta os níveis de hidratação.

A água de coco pode ser também uma boa escolha, assim como os lanches que não contêm açúcar, como os frutos secos, os chips de coco ou as pipocas caseiras e até mesmo a banana. Por ter propriedades que atenuam a náusea, o gengibre deve constar também no menu pós-festas.

No que diz respeito às refeições principais, evite alimentos processados e gordurosos, como fast-food. Para quem sente a necessidade de comida pesada e gordurosa, o melhor é apostar no abacate, que é rico em potássio e ajuda a combater a desidratação.

A sopa e os vegetais de folhas verde-escuras podem ser alternativas eficazes na hora de travar os efeitos da ressaca.

Créditos – Noticias ao Minuto