1 Pratique a gratidão
Quando se está preocupado com algo, é bem difícil focar no lado positivo das coisas. Para ajudar, ao acordar, busque algo pelo o qual é grato. Você pode agradecer pela sua família, ou até mesmo pelas simples meias quentinhas que está usando. Mas lembre-se: esse deve ser a primeiro gesto ao abrir os olhos pela manhã. O hábito ajuda a reconhecer as boas peças que compõem a sua vida e preenchem a mente com boas energias.

2 Respire fundo
É preciso apenas um minuto de foco na respiração para acalmar. Existem muitas pesquisas que apontam diferentes técnicas e seus benefícios para quem é ansioso. Uma delas indica puxar o ar pelo nariz por 10 segundos, e depois soltar pela boca por mais 10 segundos. Se achar necessário, repita o processo por mais uma ou duas vezes. O resultado é imediato, você se sentirá mais calmo e centrado, afinal por algum tempo seu único foco será a respiração. A melhor parte? É possível realizar o exercício a qualquer hora e em qualquer lugar.

3 Exercício
É bem verdade que acordar cedo para ir a academia não é muito fácil. Mas os benefícios vão muito além de um corpo de capa de revista. Praticar atividades físicas ajuda a relaxar a mente também. Por isso, mesmo que a cama esteja quentinha e aconchegante, faça o esforço e sinta-se mais realizado durante o resto do dia.

4 Um objetivo por dia
Fazer listas é muito legal, mas para quem sofre de ansiedade essa pode ser apenas mais uma maneira de aumentar a pressão diária. A dica aqui é traçar um objetivo por dia. A missão fica fácil de cumprir e traz aquele gostinho de realização ao finalizá-la.

 

Fonte: Casa e Jardim – Editora Globo