Identificar a vocação e alcançar sonhos exige planejamento, disciplina e autoconhecimento.
Para Fernando Duarte, toda mudança brusca de rotina, como mudar de escola ou entrar na faculdade, necessita de controle emocional e desenvolvimento de habilidades que permitam o alcance dos objetivos.
O período de férias está quase no fim: o retorno da rotina e a execução das metas para 2018 está chegando. Contudo, alcançar objetivos nem sempre é fácil; antes de começar, a melhor opção é
montar um planejamento.
Entre jovens, podem existir mais dúvidas em relação a como se planejar, como executar os planos e, até mesmo, qual caminho profissional seguir. Tudo isso causa estresse, insatisfação e dúvidas. Essas dificuldades podem ser superadas com o cultivo de habilidades socioemocionais, como disciplina e autoconhecimento, aliado com o uso de técnicas de organização pessoal.
Sendo assim, qual é a melhor estratégia para quem deseja realizar metas de 2018? O que é necessário para isso? Como se planejar?
Para o especialista em docência universitária, o palestrante Fernando Duarte, a pessoa precisa primeiro se conhecer e se perguntar quais são os seus desejos e o que ela pretende. “A chave para o sucesso, para se chegar ao topo, tanto para aquele adolescente que se prepara para cursar a primeira graduação, como para aquela pessoa que já está no mercado de trabalho, passa pelo desenvolvimento das competências socioemocionais. Quanto antes forem trabalhadas as habilidades emocionais, mais fácil se torna a execução de planos. Diversos estudos psicológicos concluíram que o desenvolvimento de talentos socioemocionais na infância e juventude apresenta correlação com a satisfação pessoal e o alcance de objetivos. Ou seja, é fundamental agir com inteligência emocional”.
O palestrante dá dicas importantes para a auto-organização:
- Seja grato a vida! Pare de carregar o peso do passado. Liberte-se de rancores, perdoe a si mesmo e aos demais. Sem resolver o passado fica difícil seguir em frente.
- Organize-se! Arrume sua mochila, limpe seu quarto, casa ou escritório. Jogue fora o que você não precisa e doe o que pode ser útil para alguém.
- Abra espaço para o novo entrar. Saiba o que importa para você, pelo que vale a pena viver e lutar. Dedique um tempo para esclarecer seus valores, princípios e missão de vida.
- Transforme seus sonhos em metas de curto, médio e longo prazo. Sonhos que não se transformam em planos, com etapas e ações, acabam se tornando em tristes fantasias e desilusões.
- Conheça-se e domine a si mesmo. Descubra quais seus talentos e fraquezas e estabeleça regras de vida, ou seja, objetivos mensais de desenvolvimento pessoal que lhe ajudem a crescer fisicamente, mentalmente, emocionalmente, espiritualmente e socialmente.
- Comunique-se melhor. O primeiro passo é ouvir a si mesmo e abrir-se para ouvir o outro.
- Encontre seu time. Ninguém vence sozinho. Aprenda a trabalhar em equipe e você irá muito mais longe do que pensa.
Fonte: Divulgação