Procurar um imóvel para alugar e depois arcar com todos os trâmites até finalmente ter uma nova casa ou apartamento onde morar pode ser muito complicado. Além de precisar achar uma residência que combine com você e com seus modos de vida, ele precisa estar em um local vantajoso para você e – o mais importante – caber em seu orçamento.
Diante desse longo processo que envolve negociação e, no fim, uma etapa mais burocrática incluindo contrato, documentação e outros itens. Abaixo, vamos resumir em sete itens, tudo o que você precisa saber antes de alugar um imóvel. Confira!
1. Pesquise bastante
Quando você decidir que precisa se mudar ou alugar um apartamento, começa aí um processo cansativo, que pode ser muito longo. Isso acontece pois é preciso pesquisar muito antes de fechar negócio. É preciso saber qual a região tem melhor custo benefício para você, além de pesquisar em sites, aplicativos e imobiliárias imóveis que se encaixem em seu orçamento e demandas.
2. Conheça a região
Antes de fechar negócio sobre o imóvel que vai alugar, conheça a região em que você vai morar futuramente. Veja se a vizinhança é adequada a seu estilo de vida, com relação a barulhos por exemplo. É recomendado pesquisar sobre a região e visitar o local em diferentes momentos do dia e da semana, para não ter surpresas desagradáveis.
3. Visite o imóvel
Hoje em dia existem alguns aplicativos que facilitam o processo de procurar imóvel para alugar, mas ainda assim existe uma prática tradicional que não pode ser dispensada: visitar o imóvel. Antes de fechar negócio, assinar qualquer contrato ou até mesmo depositar uma quantia em dinheiro, é necessário conhecer o imóvel para ver se ele condiz com as fotos e se o estado de conservação é bom. Uma outra etapa imprescindível antes de assinar o contrato é a vistoria junto ao locatário.
4. Fique atento às taxas não inclusas no aluguel
Ao pesquisar os imóveis para alugar, lembre-se de levar em consideração as outras taxas que não estiverem inclusas no valor do aluguel, como o IPTU que, em alguns casos, o locador pode deixar como responsabilidade do inquilino e no caso de prédios ou conjunto de casas, o condomínio, que pode ter um valor bastante alto.
5. Atenção aos contratos
O contrato padrão de locação tem duração mínima de 30 meses. Mas além disso é preciso olhar todas as outras cláusulas com atenção e, se possível, com a ajuda de um advogado, assim, as mudanças desejadas podem ser conversadas entre locador e locatário antes de o negócio ser fechado.
6. Seguro fiança x Fiador
Ao alugar imóveis pede-se um fiador, que nada mais é do que alguém com um imóvel próprio na cidade em que o imóvel será alugado, indicado pelo locador, que deve apresentar também comprovante de renda. É uma solução que pode demorar um pouco mais, já que é preciso a aprovação do fiador. Se o locador não dispuser de um fiador, uma alternativa é o seguro fiança, em que o locador paga mensalmente uma taxa a uma seguradora específica, portanto há um gasto maior.
7. Documentação
A documentação é outro item muito importante de se averiguar antes de alugar o seu apartamento, para não perder uma oportunidade sem querer. Geralmente, exige-se no mínimo documento de identidade, CPF e comprovante de renda, além de outros documentos do fiador se este existir, mas pergunte ao corretor imobiliário tudo o que é necessário antes de apresentá-los para evitar certas dúvidas.
Fonte: Homify