O registro histórico da mostra em homenagem ao centenário de nascimento de Athos Bulcão será revelado às 19 horas do próximo dia 20, no CCBB Brasília, durante o lançamento do catálogo, com imagens de Vicente de Mello, Edgard Cesar, Tuca Reines, Diego Bressani, Mila Petrillo e acervo da Fundação Athos Bulcão. A obra, com 260 páginas, seguirá a ordem da exposição que traz um amplo panorama da criação do artista entre os anos 1940 e 2005, e apresentará a trajetória do homenageado em três atos: a produção artística, o binômio arte-arquitetura e a influência de Athos na formação e no trabalho de artistas contemporâneos.

Com textos dos curadores Marília Panitz e André Severo, e da secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, Valéria Cabral, o catálogo é o maior registro de exposição do artista. Além de eternizar a mostra, a edição tem ainda a proposta de destacar o valor singular da arte de Athos Bulcão. – Artista essencial para uma compreensão mais abrangente do contexto da arte Brasileira do século 20, o trabalho de Athos Bulcão abriu caminhos na arte moderna do país e sua produção insular, tangente a um número significativo de movimentos artísticos, faz dele uma figura sem paralelos cujo trabalho segue ainda reverberando na produção de artistas jovens – afirmam os curadores. Na noite do lançamento, haverá visita guiada seguida de um bate-papo.

Concebida para comemorar o centenário de nascimento de Athos Bulcão, a exposição 100 anos de Athos Bulcão apresenta mais de 300 trabalhos do artista, incluindo desenhos, pinturas, objetos, esculturas, estudos e projetos, além de recriações de obras concebidas originalmente para contextos arquitetônicos específicos. A mostra, inaugurada em 16 de janeiro, ficará no CCBB Brasília até o dia 1º de abril. Depois percorrerá as unidades do CCBB de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Fonte: Divulgação