Ter uma varanda no apartamento é um privilégio, mas ter um terraço coberto em casa para desfrutar em família é simplesmente maravilhoso. Agora, já pensou ter uma churrasqueira no conforto do seu lar e reunir os amigos e familiares para aproveitar o fim de semana, sentado à sombra com todo o conforto, com uma cerveja gelada? Por isso, hoje selecionamos 6 tetos de madeira que vão certamente te inspirar a renovar o seu.
Embora atualmente já existam muitos espaços de estilo moderno dedicados a esta atividade prazerosa, a verdade é que a maior parte ainda tem um apelo rústico. Afinal, uma churrasqueira nos aproxima da forma mais primitiva de cozinhar os alimentos. A madeira, mesmo sendo uma matéria prima ancestral, ainda é o elemento perfeito para revestir o telhado.
Confira!
1. Planejamento
2. Responsabilidade ambiental
Nao basta escolher qualquer tipo de madeira para revestir o teto da churrasqueira, pois é aconselhável optar por uma madeira de alta densidade e pesada, assim ela pode oferecer maior resistência mecânica e durabilidade.
Vale também recorrer ao novo sistema Cadmadeira (é um cadastro estadual das pessoas jurídicas que comercializam produtos e subprodutos de origem nativa da flora brasileira), por exemplo, para quem mora em São Paulo pode entrar no site: Sistema Ambiental Paulista e conferir o cadastro das madeireiras que estão identificadas pelo Certificado Madeira Legal. O atestado comprova a responsabilidade ambiental dos produtos do estabelecimento, além de garantir que você esteja comprando algo legal e com segurança para construir a sua casa.
3. Alternativas e acessórios
O telhado do terraço não precisa ser todo de madeira, pois pode ter uma estrutura transparente ou com palhas para um tom mais rústico, como nesta inspiradora proposta.
A ideia da cobertura é garantir sombra para usufruir em qualquer época do ano, mas se pretende uma utilização mais extensa, que se prolongue mesmo em dias de chuva, o melhor é construir uma estrutura sólida, com telhado impermeável e escoamento de águas.
4. Espécies de reflorestamento
Contamos com espécies plantadas, principalmente para equilibrar o consumo de árvores nativas no País, desde os anos 60. As madeiras de reflorestamento, como pínus e eucalipto, é importante você saber que apenas podem ser cortadas com idade entre 10 e 15 anos – qualquer outra espécie nativa não pode ser cortada antes de completar 30 anos. Por isso, que é fundamental na hora de escolher a madeira para construir a sua casa, ou o telhado ter o certificado.
5. Prefabricados
As estruturas pré-fabricadas são a melhor alternativa para quem não tem tempo a perder e quer o seu espaço para churrasco de imediato.
Muito mais fácil do que ter uma casa de madeira pré-fabricada e ter um teto de madeira pré-fabricado. Normalmente os fornecedores disponibilizam um serviço de montagem, em especial para estruturas um pouco mais complexas com telhado retrátil.
6. Quais são os principais vilões da madeira?
Há dois tipos de vilões que podem prejudicar todas as madeiras: a biológica, provocada por fungos, e a causada por intempéries: chuva e forte sol. Para evitar esses problemas, deve-se optar pelas espécies de alta durabilidade ou tratadas quimicamente. É recomendado aplicar o verniz para formar uma camada protetora no teto e no mobiliário que fica exposto na área externa. O Brasil dispõe de 5 445 milhões de hectares de áreas certificadas e, além de contar com dois modelos de selos verdes: o FSC (Conselho de Manejo Florestal, em português), de origem americana, e o Cerflor (Programa de Certificação Florestal), do Inmetro.
Agora você já pode escolher a madeira para revestir o seu telhado.
Fonte: Homify