Uma nova opção do circuito de arte, design e decoração surge em Brasília: Bento Viana Galeria. O espaço, na comercial da QI 17 do Lago Sul, nasce com mais de 500 mil imagens autorais capturadas pelo olhar único do fotógrafo Bento Viana. A galeria foi aberta ao público em fevereiro, com “Voz do Olhar”, exposição que também leva a assinatura de um dos maiores e mais premiados curadores de fotografia do Brasil, o pernambucano Diógenes Moura. A mostra individual fica em cartaz até 27 de abril.

O acervo da Bento Viana Galeria reúne imagens capturadas nos últimos 25 anos pelo fotógrafo, autor de cerca de 40 exposições individuais e coletivas, além de cinco livros publicados. Acervo este que estará sempre em transformação ao incorporar novas fotos, fruto das viagens de Bento Viana pelo Brasil, América do Norte, América do Sul, Europa, África e Antártida. Também realizou trabalhos para o WWF-Brasil, Banco Mundial, ISPN, GTA, INPA, GNT, Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e EMBRATUR.

Em abril de 2014, lançou a exposição e o livro “Do céu, Brasília”, reconhecido como uma das principais publicações de arte já produzidas sobre a Capital Federal. Realizou a exposição “Brasília Iluminada”, na Praça dos Três Poderes, que recebeu mais de 80.000 visitantes ao longo de 60 dias. E produziu o livro “Brasília Vista do Céu” a pedido do governo do Distrito Federal.  É também um dos criadores da exposição “A volta ao mundo em 80 fotos”, vista por mais de 120.000 pessoas em Brasília e São Paulo. E se prepara para lançar o seu mais novo trabalho: “Rio. Do céu, Cidade Maravilhosa”, com fotos do Rio de Janeiro coletadas nos últimos três anos.

A Bento Viana Galeria também abrigará oficinas de fotografia ministradas pelo próprio fotógrafo e também por outros profissionais convidados. “A galeria é a concretização de um desejo amadurecido nos últimos dez anos. Será um local para atender com alto padrão projetos de arquitetura e design de interiores e também um espaço para exposições, cursos, um local para pensarmos a fotografia e favorecer a troca de experiências”, conta Bento Viana.

 Fonte: Divulgação