A organização é um aspecto fundamental que nos ajuda a manter o dia-a-dia da casa fluindo. Porém, não basta ser organizado, o mobiliário que escolhemos para decorar a o nosso lar além da função estética deve cumprir, acima de tudo, a função de garantir espaços suficientes para guardar todo o que necessitamos. Sem um conjunto de móveis funcionais é impossível alcançar o nível que arrumação que desejamos.
Dentre todos os espaços essenciais da casa para a organização, os closets estão entre os mais importantes. Além de ser uma tendência,eles são uma solução espacial. Por esta razão é interessante tomar especial atenção à este elemento como parte da ambientação da casa.
Mas não se engane se você acha que um closet é somente um armário. Cada vez mais o closet vem ganhando funções adicionais que complementam o objetivo principal, o de armazenar as roupas e os sapatos. Em projetos mais atuais, podemos ver exemplos de closets que são verdadeiros quartos ou salas, pelo seu tamanho.
Independente da área disponível para a realização de um closet, o projeto deve sempre garantir a melhor distribuição e ocupação do espaço. A otimização combinada a um estilo decorativo pode fazer com que eu seu closet se transforme em um dos espaços protagonistas da sua casa.
Neste livro de ideias, selecionamos lindos exemplos perfeitos para te encher de inspiração antes de realizar ou transformar o seu closet. Mas não se esqueça que um projeto sempre fica melhor com a orientação de um profissional.
1. Acomodação
Como já sabemos o closet é um espaço dedicado somente às roupas e aos demais acessórios de vestimenta. Umas das dificuldades mais comuns na hora de pensar na disposição e na quantidade de armários, gavetas e prateleiras , é como organizar todas as peças. Aqui vemos o exemplo de um projeto que optou por ser prático. De um lado uma coluna de prateleiras espaçadas umas das outras com altura ideal para colocar os sapatos, e de outro lado os nichos para as camisas.
2. Segredo
O mesmo projeto, além dos espaços convencionais, optou com uma escrivaninha com um compartimento escondido na mesa. A tampa se abre e embaixo está um espaço perfeito para guardar os acessórios.
3. Iluminação
Saber onde cada coisa irá é básico, mas isso não é tudo. A iluminação é outro aspecto que não podemos nos esquecer, que que a luz facilita muito na hora de escolher o look do dia, principalmente no que se refere às identificar as cores.
4. Caixas
Além de armários, prateleiras e gavetas podemos fazer uso de caixas e cestos, como no exemplo acima. Esses objetos não sempre uma boa opção para criar um espaço prático e funcional.
5. Closet masculino
Não existe um estilo específico para casa gênero e este projeto é um ótimo exemplo para mostrar que o closet não é um espaço somente do “mundo feminino”. Aqui, a madeira expressa a personalidade do cliente e faz com que o espaço seja confortável e acolhedor.
6. Junto ao banheiro
A praticidade do closet também é avaliada pela acessibilidade. Você pode ter um closet com acesso direto do quarto ou então com acesso direito ao banheiro. A imagem acima nos mostra um projeto que optou pela segunda opção, o destaque neste caso, está para as pias instaladas dentro do closet, uma idéia muito original!