Dentista Flávio Nader da Crie Odontologia explica que sensibilidade é uma das causas de desconforto no inverno
Com o começo do inverno, há quem ame, mas também há quem deteste o tempo frio típico da estação. Mas, independentemente do gosto pessoal, um problema muito comum durante os dias mais frios é a famosa e típica dor de dente. Quais os fatores que influenciam? Alimentos e bebidas mais quentes são prejudiciais? É importante entender se os cuidados são os mesmos daqueles para outras épocas do ano.
Segundo o dentista Flávio Nader, da Crie Odontologia, é comum sentir dor de dente no inverno, porque com a temperatura mais baixa e a presença de ventos mais gelados, algumas pessoas sentem uma maior sensibilidade bucal. “Além do frio em si, alimentos muito quentes também causam desconforto e, em casos mais graves, até o surgimento de uma dor mais intensa e aguda”, esclarece o dentista.
Procurar o dentista, assim que surgir o problema da sensibilidade é imprescindível, pois existem vários métodos para acabar com o incômodo nos dias mais frios. Já existem pastas de dentes específicas que ajudam a “tampar” os túbulos dentinários e aliviar a dor, assim como enxaguantes bucais. “Já em casos mais agudos pode ser necessário fazer aplicação de flúor ou/e laser no consultório do dentista”, comenta o dentista Flávio Nader.
Ainda de acordo com Flávio, é importante salientar que a sensibilidade não acontece somente no inverno: o que acontece é que, nesses dias, o ar frio incomoda mais certas pessoas. “Além disso, com o aumento da ingestão e alimentos e bebidas muito quentes, problemas como queimadura e/ou descamação da mucosa são frequentes nesse período”, explica Nader.
Todos os cuidados com a saúde bucal devem ser os mesmos que nos dias mais quentes, como higienização adequada, além de idas regulares ao dentista. “Prevenção é a palavra-chave para evitar esses tipos de problemas. Se tudo estiver em dia, o paciente não terá problemas futuros “, conclui o especialista.
Fonte: Divulgação