Na correria diária, com trabalho, filhos, estudos e outros compromissos, chegar em casa e ter um cantinho com algumas plantas e uma fonte de água é o segredo para expulsar o estresse. Por isso, a Designer de Interiores Maura Leme garimpou algumas tendências de jardins verticais. “Não há limites para a quantidade de verde em sua casa. Só é necessário tomar cuidado com as alergias, que muitas pessoas têm, e com a decoração ao redor, que precisa combinar direitinho”, explica.

É cada vez mais comum, por exemplo, encontrar pequenas hortas nas cozinhas – mesmo as de apartamentos -, uma vez que elas perfumam o ambiente e ainda enriquecem os pratos, nutricionalmente falando.  “Salsinha, orégano, alecrim, louro, cebolinha, entre outros podem ser colocados em vasinhos, caixas de madeira ou até mesmo embalagens recicláveis.” É bom se atentar para que o local seja arejado e tenha iluminação natural ao menos algumas horas por dia.

Já para os quartos, o ideal é escolher plantas que não precisem de muito oxigênio. Há também as que ajudam a acalmar, como a Jasmim e a Lavanda; a Babosa, que ajuda a tratar problemas de pele; a Espada de São Jorge, que reduz as dores de cabeça; a Gardênia, a Gérbera e o Lírio da Paz, que enfeitam o ambiente.  Uma boa opção é escolher plantas artificiais, que duram a vida inteira e não demandam cuidado algum, apenas uma simples limpeza para tirar a poeira.

A sala de estar já permite plantas maiores, como a Palmeira Ráfia, a Cheflera e a Jiboia. Elas devem ficar nos cantos, e a decoração deve conter tons de verde ou neutros. O veludo traz sofisticação e a madeira faz um contraponto à delicadeza. Já nos banheiros, é bom optar por vasos de cerâmica e deixar as janelas abertas para arejar. Cactus são ótimas opções.

 

Fonte: Divulgação