Entre 11 e 13 de abril, pediatras neonatologistas do Hospital Santa Marta, localizado em Taguatinga Sul/DF, participaram do VI Encontro Internacional de Neonatologia e do IV Simpósio Interdisciplinar de Atenção ao Prematuro em Gramado, no Rio Grande do Sul. Foram apresentados nove trabalhos científicos em nome do HSM durante o evento, que teve debates sobre temas do nascimento ao desenvolvimento do prematuro.
O pediatra da UTI Neonatal, Dr. Fabiano Gonçalves, foi o responsável por levar os trabalhos científicos, com apoio dos demais autores do Distrito Federal, que são as pediatras: Dra. Vitória Simões, Dra. Wandrea Marcinoni e Dra. Andréa Kairala.
Segundo Dr. Fabiano, o objetivo foi mostrar o trabalho de medicina realizado com qualidade. “Além de participar desse importante evento de neonatologia, o intuito foi, sobretudo, divulgar que no DF também fazemos medicina neonatal de ponta, baseada em evidências e com produção científica”, relata.
Dr. Fabiano também destaca que a equipe do Hospital Santa Marta teve o reconhecimento pelos trabalhos apresentados. “Fomos muito elogiados e reconhecidos pela própria presidente do Simpósio, Dra. Rita Silveira, por sermos o estado com o segundo maior número de trabalhos apresentados, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul que sediou o Encontro”, afirma.
Confira os temas dos nove trabalhos científicos do Hospital Santa Marta:
– Perfil dos Recém-Nascidos reanimados em Sala de Parto.
– Avalição e Correlação de Bilirrubina Transcutânea com Bilirrubina Sanguínea e suas variáveis.
– Sífilis congênita com Penfigo Palmo-plantar, Doença Antiga em Época de Atualidade.
– Hematoma subdural Espontâneo Relato de Caso.
– Avaliar o Conhecimento das mães sobre Amamentação em uma Maternidade Privada.
– Penatologia de Cantrell – Relato de Caso com Revisão de Literatura.
– Utilização de Isotreitinona durante Gestação e suas Implicações ao Feto.
– Protocolo de extubação em uma UTI Neonatal e Redução no tempo de Ventilação Mecânica.
– Relação entre o número de consultas pré-natais e o Escore de Risco SPAP-PE em Prematuros Internados em UTI Neonatal.
Fonte: Divulgação