Vegetal custa barato, é muito nutritivo – e pode ser delicioso.
O repolho não é o produto mais atraente da seção de verduras e legumes do supermercado nem a estrela da feira. Ele costuma ser relegado às saladas e para muita gente é sinônimo de regime da sopa ou de… Gases! Mas o repolho é muito mais que uma verdura sem graça.
Esse crucífero é muito versátil: ele pode ser refogado, cozido, grelhado, recheado, fermentado e até mesmo usado como espaguete numa sopa. Não só custa muito barato, mas também oferece muitos nutrientes. O repolho tem poucas calorias, é uma excelente fonte de fibras e contém antioxidantes e vitaminas K e C. Também ajuda na digestão, reduz o risco de doenças cardíacas e ajuda a regular a pressão arterial.
Conheça os 4 tipos de repolho
Existem 4 tipos principais de repolho. O repolho comum, ou verde, é o mais popular e consumido. É como aquela camiseta branca – funciona em todas as temporadas e vai bem com tudo. As folhas são firmes e crocantes; fica ótimo em saladas e coleslaws, bem como refogado e até mesmo grelhado.
O repolho roxo é um pouco menor que o verde, com uma cor próxima do magenta, e pode substituir o repolho comum em todas as preparações. Suas folhas são bem firmes, ótimas para cozidos, na grelha ou para fazer picles.
O repolho crespo, ou savoy, leva o prêmio de mais bonito. Suas folhas são mais macias e têm sabor suave, perfeitas para rechear.
O repolho chinês, também conhecido como repolho napa, tem formato oblongo e folhas verde-claro, de sabor sutil. Esse ingrediente é usado para fazer kimchi, um tipo de conserva fermentada, mas também fica ótimo em fatias finas ou refogado.
Todo mundo sabe que repolho vai bem em saladas ou coleslaws, mas há várias outras preparações deliciosas.
Repolho Grelhado
Corte bifes grossos e coloque na grelha. As folhas externas ficam queimadas e crocantes, e as internas, macias.
Use: repolho comum ou roxo
Repolho Assado
Um pouco de azeite, sal e pimenta do reino e um forno quente transforma o repolho em um acompanhamento delicioso, com poucos carboidratos. Para dar um toque a mais, polvilhe parmesão ralado, nozes e limão.
Use: repolho comum ou crespo
Repolho Fermentado
O repolho fermentado é um super-herói do sistema digestivo. Fazer seu próprio chucrute ou kimchi é a maneira perfeita de usar as sobras da geladeira, e toma apenas 10 minutos.
Use: repolho chinês
Ensopado de Repolho
Ensopados são as preparações mais clássicas para o repolho – e uma das mais deliciosas. Basta acrescentar um pouco de bacon defumado, açúcar e vinagre.
Use: repolho roxo
Repolho Recheado
Quando você pensa em repolho recheado, a primeira coisa que vem à mente é o charuto, com recheio de arroz e carne moída, cozido em água ou molho de tomate. Mas há várias outras possibilidades, como Bolinhos Asiáticos de Repolho com Carne de Porco, Enchiladas ou Enroladinhos de Lasanha.
Use: repolho crespo
Repolho Frito
Na dúvida, não tem como errar com verduras e legumes fritos. Rale o repolho e frite.
Use: repolho comum
Enrolado
As dietas paleo e ceto ajudaram a reviver a popularidade do repolho – que funciona como alternativa ao pão para sanduíches e wraps.
Use: Repolho comum ou crespo
Não tenha medo de pegar um repolho da próxima vez que for ao supermercado ou à feira. Você vai ficar surpreso com o que vai conseguir criar.
Fonte: Huff Post Brasil