Feira de espumantes nacionais e internacionais aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, no Pontão do Lago Sul
Em sua 4ª edição, a Sparkling Wine Fair (SWF), realizada sexta e sábado últimos, levou 3.437 pessoas ao Pontão do Lago Sul, onde a hoje principal feira dedicada aos espumantes no país aconteceu reunindo a participação de 40 vinícolas do porte das nacionais Salton, Perini e Aurora, que se somaram às estrangeiras Terra Nostra, Vidigal Wines e Cantine Riondo, rótulos produzidos na Itália França, Argentina, Portugal e Espanha, além do Brasil.
“Foi um sucesso. Já estamos começando a trabalhar na edição de 2010”, diz o organizador do evento, César Santos, da C Produções e Eventos. O entusiasmo se deve aos números da SWF 2019. Foram abertas 3.400 garrafas (média de 60 por vinícola) e 560 caixas para degustação. 51.000 taças (50ml) foram servidas nos dois dias de exposição, que contou com investimento de R$ 136.000,00 em degustações e giro financeiro de R$ 399.000,00.
Esses bons números confirmam que o espumante está sempre em alta, os 365 dias do ano, seja para brindar no Réveillon, no almoço de Páscoa, no Dia dos Namorados, ou ainda em aniversários, batizados e casamentos. Além de ser uma bebida sempre especial para momentos de comemoração, o fermentado nacional também vive um período festivo no que tange a economia. A venda no Brasil cresceu, afirmam dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). De 2017 para 2018 este índice aumentou 14%.
“No Distrito Federal o consumo é 40% superior à média nacional de 25 milhões de litros por ano”, afirma Diego Bertolini, gerente de promoção do Ibravin. A 4ª edição da SWF reafirmou estes bons números. O evento cresceu. Em um espaço de 3 mil metros quadrados, degustações, palestras, venda de produtos, música, praça de alimentação, aula de gastronomia e, como não poderia deixar de ser, garrafas dos mais famosos e consagrados exemplares, nacionais e internacionais da bebida fermentada, além de lançamentos de rótulos exclusivos.
Entre as novidades desta 4ª edição, a realização de rodadas de negócios em conjunto com a expertise das unidades do DF da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Sebrae. Outra inovação foi a realização de aula-show de gastronomia com o ex-participante do programa Masterchef Brasil André Rochadel, oferecida pela Vinícola Aurora. No campo da sustentabilidade, a Sparkling Wine Fair também inova no setor. Ao fim do evento, todas as garrafas de espumante consumidas, bem como o papelão das caixas onde elas vieram e ainda as embalagens de água, foram doadas a uma cooperativa de reciclagem nos arredores de Brasília.
Para acompanhar os rótulos, a SWF ofereceu uma diversificada área de alimentação. Nesta edição: Gracco Magalhães; La Boulangerie; Veloce; Suprema; São Lourenço; Bolo da Ivone; Café e um Chêro; Loolipops; Coca-Cola; Raquel Amaral; San Gennaro; L’antipasti e Empório São Pedro.
A SWF em 2019 homenageou a jornalista Liana Sabo do Correio Braziliense. A frente da coluna “Favas Contadas”, Sabo tem 50 anos de jornalismo e é grande incentivadora da enogastronomia, sendo pioneira na divulgação da gastronomia brasiliense e contribuindo para a profissionalização do mercado no Distrito Federal.
Fonte: Divulgação