A medida que a situação do coronavírus se intensifica, aumenta a ansiedade e naturalmente surgem perguntas como “o que eu posso fazer para me manter saudável?”. Sabemos que a nutrição é um dos mais importantes promotores de saúde e o estado de saúde é especialmente coordenado pelo funcionamento adequado do sistema imune do indivíduo. E para que as diversas células do sistema imunológico funcionem de maneira adequada, é necessário que nutrientes apropriados vindos da alimentação sejam ingeridos na quantidade e qualidade corretas pelo indivíduo.

Não existem estudos que apontam alimentos específicos para o combate ao covid19, mas podemos investir em nutrientes que dão suporte ao nosso sistema imune. Vale lembrar, porem, que nenhum suplemento isolado tem esse efeito e que é preciso uma alimentação equilibrada associada a hábitos de vida saudáveis, como meditação, gerenciamento do estresse, sono adequado e prática de exercícios físicos.

Como uma boa recomendação, podemos começar preenchendo metade do prato com vegetais. Além disso, associar proteínas de qualidade e alimentos funcionais pode trazer ainda mais benefícios.
Aqui relaciono alguns nutrientes essenciais que desempenham um papel na imunidade e as respectivas fontes alimentares:

Zinco: ajuda as células do sistema imunológico a crescer e se diferenciar. As fontes de zinco incluem feijão, grão de bico, lentilha, tofu, nozes, sementes, germe de trigo, ostras, caranguejo, lagosta, carne bovina, e iogurte.

Proteínas: é um elemento essencial para células imunológicas e anticorpos desempenharem a sua função. Alimentos fontes de proteína: peixes, aves, carne bovina, leite, iogurte, ovos e queijo cottage, além de nozes, sementes, feijões e lentilhas.

Vitamina C: aumenta os níveis sanguíneos de anticorpos e ajuda a diferenciar linfócitos (glóbulos brancos), o que contribui para o corpo a determinar que tipo de proteção é necessária. Alimentos onde podemos encontrar vitamina C: Laranjas, kiwi, morangos, couve de Bruxelas, pimentão vermelho e verde, brócolis, couve cozida e couve-flor.

Vitamina A: o beta-caroteno é convertido em vitamina A, e é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico. Ele funciona ajudando os anticorpos a responder a toxinas e substâncias estranhas. São fontes de beta-caroteno: batata-doce, cenoura, manga, damasco, espinafre, couve, brócolis, abóbora e melão.

Probióticos e prebióticos: ajudam a melhorar a saúde do microbioma, que por sua vez apoia nosso sistema imunológico. As fontes de probióticos incluem laticínios fermentados, como iogurte e kefir, e queijos envelhecidos. As fontes de prebióticos incluem grãos integrais, bananas, cebolas, alho, alho-poró, aspargos, alcachofras e feijões.

Vitamina D: potencializa a atividade e o número de glóbulos brancos, que são células de defesa. Exposição solar moderada, 20 minutos, três vezes na semana. Boas fontes alimentares de vitamina D incluem peixes gordurosos, incluindo conservas de peixe como salmão e sardinha; ovos, leite, e produtos lácteos vegetais; queijo, tofu e cogumelos.

Para finalizar, nunca é demais lembrar que é necessário seguir as recomendações da OMS, como lavar as mãos frequentemente, evitar aglomerações e contato pessoal, não compartilhar objetos pessoais, usar máscaras e higienizar as mãos com frequência. Muita saúde para todos nós.

Fonte: Dra. Priscilla Proença – médica – pós graduada em nutrologia