A médica Dra. Ana Carolina Rocha, que tem mais de 17 anos de experiência em rejuvenescimento, doutoranda em preenchimento, professora de cosmiatria e palestrante internacional revela quais são os mitos e verdades dos tratamentos estéticos mais procurados.
Desde Leonardo Da Vinci, sabemos da importância da proporcionalidade na estética. Para falar a verdade, acredito que todos aqueles que dominam o senso estético, entendem, consciente ou inconscientemente, a lei da proporcionalidade. Estou falando de algo que já citei em alguns vídeos e aulas sobre preenchimento, e se chama Golden Rule, Golden Ratio ou Phi ou Proporção Áurea. Esta regra, muito citada por Da Vinci no período neoclássico, explica que algo com a proporção de 1 para 1.618 é belo, ou seja, esta seria a fração da beleza que encontramos em pessoas, obras de arte e na natureza consideradas belas.
Por esses e outros motivos, utilizamos muito no “facial assessment” (ou análise facial para planejamento de beautification) os “calipers” ou compassos, para medir e equalizar a face ao realizar procedimentos estéticos. Com eles fica mais fácil simetrizar e harmonizar a face do paciente. É claro que não é tão simples quanto parece, algumas depressões e angulações da face merecem mais do que uma abordagem de tratamento, mais do que um tipo de preenchedor ou bioestimulador de colágeno, e revisões são necessárias para se aprimorar o resultado e terminar com aquele “final touch” ou acabamento ideal.
Assimetria facial pode ser, literalmente, medida?
VERDADE
Porém, embora haja uma certa matemática na beleza (proporcionalidade e simetria), não se pode reduzir a beleza a apenas isso. Fatores ancestrais, culturais e características de gênero bem definido perfazem um papel importante para a construção da beleza. Inclusive, estudos científicos apontaram que o Phi não se aplica à beleza asiática, indiana e nem tampouco afro-descendente. Portanto, na minha prática não utilizo os compassos de modo a impor um “padrão de beleza” que se aplica apenas a caucasianos, afinal, eu estaria impondo ao meu paciente um padrão de beleza, e o considerando feio. Ademais, incorreria no erro de padronizar meus pacientes, em detrimento de sua beleza genuína e única, deixando-os todos com o mesmo aspecto (como tem se visto por aí com relativa frequência).
Por questões como essa, e a necessidade urgente que temos no mundo de sermos mais inclusivos, e não exclusivistas, temos que apreciar todos os padrões de beleza, e utilizar as métricas para preenchimento somente como auxiliares para dar mais estrutura, contorno e, por fim, simetria facial, valorizando a beleza do próprio paciente, e camuflando imperfeições de forma inteligente e ponderada.
A proporcionalidade, a jovialidade, as características próprias de masculinidade ou de feminilidade e a simetria, são os pilares da percepção de beleza, garantem estudos. Uma das formas de se avaliar a proporcionalidade da face pedem subdivisões em terços horizontais e verticais (avaliação da proporcionalidade e simetria), avaliações do perfil, em que medimos a fronte, as angulações do nariz (acima e abaixo), bem como a relação do queixo com a papada, entre outros aspectos. E ainda assim, uma avaliação final tem suma importância: a tridimensional, que deve ser coletada em vídeo, com o paciente se movendo a 180 graus.
São as rugas que deixam a aparência envelhecida?
MITO
Diferentemente do que se pensa, não são as rugas que mais nos deixam com aspecto envelhecido, e sim, a perda de volume por reabsorção de gordura, colágeno e tecido ósseo. Com a pele deslizando progressivamente para baixo (com a perda de suporte de estruturas profundas) e o aumento das concavidades, se não endereçarmos todas estas questões, fatalmente o tratamento estará incompleto e o paciente sairá insatisfeito.
É possível tratar apenas uma ruga no rejuvenescimento?
VERDADE
Sim, é, mas não isso não é rejuvenescer, e sim, apenas atenuar um dos diversos fatores envolvidos no envelhecimento. Sabe quando todo o asfalto merece um tratamento mas somente tapam os buracos? É mais ou menos isso… Até porque, pacientes que vêm à consulta querendo tratar “apenas a ruga do bigode chinês” acabam por agravar o problema se inserem um preenchimento ali. Os preenchimentos devem se iniciar pela lateral da face, antes da linha dos ligamentos, para que possam primeiro esticar a pele (efeito lifting), para, por fim, serem realizados complementarmente em depressões e sulcos na região central da face. Algo diferente disto pode resultar em efeito contrário ao que o paciente espera, gerando mais peso e deslizamento da face.
Já quando fazemos um estudo do envelhecimento global do paciente, estamos avaliando todas as perdas importantes, para então repô-las e atenuá-las pontualmente. Deste modo, oferecemos um resultado natural, que é aquele que o próprio paciente vê em suas fotos mais antigas e não sabe explicar o que era que o deixava mais jovem. E tal estudo não conseguimos oferecer sem uma consulta ou numa simples avaliação de 5 minutos, então é importante dar-se o tempo de realmente avaliar de forma individualizada, o paciente em uma consulta elaborada, para podermos atender a todas as suas necessidades e expectativas.
Quais os tratamentos que devemos ter em mente para obtermos resultados naturais e individualizados? É claro que somente o seu médico irá traçar o planejamento ideal para que você alcance esta meta. Mas você pode ter uma ideia do que é importante, como:
Laser só serve para depilação?
MITO
Sessões de laser atuam em todas as camadas da pele, para aumentar colágeno, tratar manchar, retrair excesso de pele, reduzir rugas e fechar poros (tratamentos para a superfície).
Fios de sustentação podem ser utilizados em qualquer parte do corpo para dar uma levantada em tudo?
MITO
Eles servem para ancorar melhor os tecidos que já se deslocaram para baixo e também para que o seu organismo produza colágeno em torno deles, reforçando este efeito. Muitos fios são necessários para se obter resultados próximos a um lifting cirúrgico, porém, fios associados a outros tratamentos constituem um belo arsenal para rejuvenescer.
Os preenchedores e bioestimuladores de colágeno funcionam como uma mini cirurgia plástica?
VERDADE
Estes são o carro-chefe dos tratamentos para enrugamento, aspecto de fadiga e “derretimento” da face, bem como tratamentos para flacidez corporal. Servem para equilibrar, harmonizar, devolver contornos joviais, feminizar, masculinizar, enfim, corrigir de pequenas a grandes imperfeições. Podem ofertar resultados como o “top model look”, aumento e projeção de queixo ou de mandíbula, correção de testa irregular, rinomodelação (correção de nariz sem cortes), dentre outros.
Uma vez feito tratamentos anti idade como fios de sustentação, toxina botulínica e preenchedores de colágeno, as rugas nunca mais voltarão?
MITO
O envelhecimento não para, é contínuo e progressivo. Então mesmo que realizemos um tratamento de choque e obtenhamos ótimos resultados, a tendência é que os fatores envolvidos no envelhecimento venham ganhar o seu espaço de volta, em velocidade cada vez mais ágil com o passar das décadas.
Então continue sempre se cuidando e lembre-se: é melhor prevenir que remediar.
Fonte: Divulgação