Confirmação das matrículas deve ser feita em duas etapas, a partir de fevereiro. Aulas estão previstas para 8 de março; definição sobre atividades presenciais ou remotas depende dos números da pandemia.
Os novos alunos matriculados na rede pública do Distrito Federal já podem conferir a escola onde vão estudar em 2021. A relação dos 31.092 estudantes foi divulgada nesta quinta-feira (21) e, na lista, traz o nome dos inscritos para educação infantil, ensino fundamental e médio.
Também foram disponibilizadas as listas dos selecionados para Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino profissionalizante e estudantes que pediram transferência.
O início do ano letivo está previsto para o dia 8 de março, e a definição sobre encontros presenciais ou remotos depende dos números da pandemia, segundo informou o GDF.
Escolas técnicas
A relação de inscritos nas escolas técnicas do DF também está disponível. Os prazos de matrícula e a relação dos documentos que devem ser entregues estão descritos nos editais de seleção publicados no site da Secretaria de Educação.
Remanejamento escolar
Os alunos que já faziam parte da rede pública e pediram remanejamento de unidade podem consultar o resultado entre os dias 22 e 31 de janeiro. Neste caso, o responsável precisa entrar em contato, seja por e-mail ou telefone, com a escola na qual o estudante esteve matriculado no ano letivo de 2020.
Para o ano letivo de 2021, os estudantes e os responsáveis também devem efetivar a matrícula na secretaria da nova escola. Diferente dos novos alunos, esse público não precisa levar a declaração de matrícula e o histórico escolar.
Matrícula
A Secretaria de Educação explica que estar com o nome na lista da escola não significa que a vaga está garantida. A confirmação das matrículas para 2021 será realizada em duas etapas: online e presencial.
A fase online acontece de 2 a 9 de fevereiro. Nesta etapa, o responsável deverá acessar o site da Secretaria de Educação e enviar os seguinte documentos digitalizados:
- Certidão de Nascimento ou RG;
- CPF do estudante
- Carteira de identidade ou CNH dos país ou responsável, assim como o CPF
- Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou Histórico Escolar (os veteranos da rede pública não precisam desse documento)
- Comprovante de residência e/ou trabalho
Já na fase presencial – que ainda não tem uma data definida – os pais e responsáveis deverão apresentar a versão original e cópia dos documentos citados acima. Os responsáveis também precisam levar junto os seguintes documentos:
- 2 fotos 3×4
- Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009;
- Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019;
- Número do NIS (Número de Inscrição Social)
Educação de Jovens e Adultos
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também devem cumprir o prazo de 2 a 9 de fevereiro para efetivar a matrícula.
Caso o estudante não tenha documentos ou o histórico escolar que comprovem a escolaridade, será feita uma avaliação do aluno para identificar o nível de conhecimento e direcioná-lo a uma etapa de nível correspondente.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Educação para saber detalhes sobre como será o processo de matrícula, mas ainda não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem.
Até 30 de dezembro de 2020, a pasta recebeu cerca de 2 mil inscrições de interessados em retomar os estudos por meio da EJA.
E quem perdeu o prazo?
A Secretaria de Educação vai dar uma nova oportunidade para quem perdeu o prazo de inscrições para ingresso na rede pública este ano. As vagas serão abertas entre os dias 11 e 14 de fevereiro, no site da secretaria.
Não será possível escolher o local de estudo, mas as vagas são garantidas, segundo a pasta.
Fonte: Divulgação