Mesmo com metragem reduzida, é possível unir funcionalidade e estética no mesmo ambiente
Ambientes integrados costumam aumentar a sensação de amplitude, mas nesta dinâmica, muitas vezes, a cozinha sai perdendo em metragem. Ainda assim, uma cozinha pequena pode ser versátil e cheia de estilo.
Confira abaixo nove projetos de cozinhas reduzidas com uma decoração simples e funcional!
1. O tamanho total deste apartamento é 30 m² e teve reforma orquestrada pelo escritório ACF Arquitetura. Para ganhar espaço, as divisórias da marcenaria foram reduzidas, criando uma série de prateleiras, que podem ser cobertas apenas por um vitrô deslizável. Nas alturas, também fica o micro-ondas, a fim de liberar o espaço da pequena bancada.
2. Para os moradores que gostam de cozinhar, a arquiteta Kika Tiengo projetou as prateleiras de serralheiria suspensas, que valorizam a integração do ambiente ao mesmo tempo que marcam a divisão entre o espaço dedicado a cada função, junto à troca de revestimentos. “Como eles gostam de ter os utensílios expostos e queriam algo funcional, com uma cara mais industrial, colocamos essa supercoifa”, explica.
As bancadas entregue pela construtora foram mantidas a pedido do cliente. O efeito quadriculado de revestimento e rejunte preto e branco dá destaque ao cômodo, aberto para a sala (Foto: Alessandro Gruetzmacher / Divulgação)
3. Integrada à sala, a cozinha recebeu revestimentos bem clean: porcelanato branco marmorizado cobre bancadas, frontão e piso. O restante dos móveis da cozinha são brancos, com detalhes de madeira, que conversam com o restante do apartamento de estilo contemporâneo. Projeto do Estúdio Urbhá.
4. A marcenaria integra a sala, a cozinha e a varanda deste apartamento. Para dar um respiro ao layout e servir de apoio ao lado do fogão, um nicho central foi embutido na madeira. Os puxadores também mudam, de acordo com a praticidade de abertura para cada região da cozinha pequena. O projeto é da arquiteta Ana Paula Henriques, em conjunto com a sócia Camila Paschoal, do escritório Loft87.
5. A cozinha pequena não foi desafio para as arquitetas Jéssica Lucas e Débora Terra, do Studio 92, que criaram um ambiente descontraído e com muitas opções de armazenamento. De uma lado, as prateleiras ocupam menos espaço do que um armário convencional e ainda colaboram com a decoração. Do outro, os compartimentos ocupam os dois extremos do pé-direito.
6. Além de decorar a cozinha, a marcenaria planejada permite que todos os utensílios dométiscos e alimentos sejam guardados de forma segura e organizada. No piso, o porcelanato delimita a área molhada e guia o tom dos armários e da bancada projetada pelas arquitetas Marcela Madureira e Lorenzza Lamoglie.
7. Nesse apartamento de 49 m², uma parede separava a sala de estar e a cozinha. Para criar a cozinha americana, a arquiteta Larissa Catossi derrubou a parede e criou uma bancada que serve de apoio para preparar ou fazer refeições.
8. Os 112 m² deste apartamento projetado por Gabriela Prado são muito bem aproveitados. Na cozinha, a marcenaria multiuso foi desenhada pela arquiteta e o armário esconde uma mesa para refeições, que transforma a área em copa.
9. Uma cozinha pequena não precisa ser minimalista. Neste apartamento reformado pelo arquiteto Daniel Bolson, do escritório Coletivo Par, o piso de ladrilho hidráulico, a madeira quente e os acessórios vintage dão uma cara rústica ao cômodo compacto.