Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, informa os benefícios nutricionais da fruta e apresenta receitas variadas para incluir o alimento no cardápio do dia a dia
Apesar de ser uma fruta originária da região asiática, o sabor adocicado do caqui conquistou o paladar brasileiro e, graças ao clima tropical do país, conseguiu se adaptar ao plantio para alegria de quem gosta de consumi-lo com regularidade.
Além de ser bastante procurado pela suculência, o alimento é conhecido por ser rico em vitaminas e, portanto, traz grandes benefícios para manter a saúde em dia.
Com aproximadamente 120 kcal para cada 100g da fruta, o caqui é considerado um grande aliado para promover energia ao corpo. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, indica os seus benefícios nutricionais.
“Por ter uma grande quantidade de vitamina C, a fruta aumenta a imunidade corporal e também atua como antioxidante, com a função de inibir e/ou reduzir os danos causados pela ação dos radicais livres”, informa.
Renata ainda explica que o caqui é uma fonte interessante de potássio, capaz de auxiliar no controle da pressão arterial e na diminuição de câimbras.
Por apresentar esses benefícios, o seu consumo antes e depois da realização de atividades físicas pode ser uma aposta interessante para manter a performance e estimular um bom desempenho durante o exercício.
A nutricionista aproveita para destacar que o alimento possui uma alta taxa de licopeno, que está relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares e câncer de próstata. O cabelo, a visão e o retardamento do envelhecimento precoce também são outros aspectos que a fruta pode trazer melhorias ao ser inserida no cardápio.
Com riqueza de fibras, o caqui é uma boa aposta para o funcionamento do intestino. Além disso, por possuir essa mesma qualidade, a fruta é capaz de auxiliar na perda de peso, visto que fornece maior tempo de saciedade.
“O melhor de tudo é que há várias maneiras de consumi-lo. Apostar na forma in natura, em lanches ou em sobremesas, é o ideal. Entretanto, é possível incluí-lo em receitas como geleias, sorbet, tortas doces, mousses e até mesmo pavês. Uma fruta bastante versátil, já que também podemos trabalhar com receitas salgadas, como molhos para massas, saladas e canapés”, indica.
Como escolher o caqui?
Na hora da compra, vale a pena observar a cor da casca do caqui, que deve estar entre o tom alaranjado e o vermelho. É importante observar se essa superfície está íntegra, sem bolores. “Se a casca tiver alguma rachadura, o caqui deverá ser consumido mais rapidamente.
Ao toque, a polpa deve estar firme. Caso esteja muito amolecida, também deverá ser consumido mais rapidamente. O armazenamento deve ser feito em geladeira, para maior vida útil da fruta”, aconselha Renata.
Para deixar as refeições da rotina mais saborosas, a nutricionista separou três receitas com o caqui como um grande protagonista para obter suculência.