Já estamos a poucos meses da chegada da estação mais fria do ano e, portanto, chegou a hora de falarmos sobre as tendências previstas para o inverno 2021, para que tanto os produtores de moda quanto os fashionistas possam se preparar para o momento.
Quais são as referências das grandes marcas para a estação? Neste post você pode conferir as previsões sobre o setor no inverno 2021, para acertar tanto nos looks quanto nos negócios.
Da mesma forma que comentamos no post de tendências de verão, reiteramos que, segundo analistas da Worth Global Style Network (WGSN), a pandemia de Covid-19 é o maior aceleradora de mudanças dos últimos anos e continua refletindo diretamente nos hábitos de consumo, na forma de consumir e nas referências para a moda e para a arte em geral. Afinal de contas, a arte espelha a vida.
Mas não se preocupe! Este não vai ser mais um texto sobre pandemia. Viemos falar de moda, e pode ser, sim, que a moda também a reflita, mas vai muito além.
Confira abaixo as tendências de estilos, de modelos, de cores e de estampas para o inverno 2021 e, depois, consulte uma rápida análise sobre o cenário atual das tendências de consumo na moda e o que se pode esperar do mercado e do consumidor.
Os estilos do inverno de 2021
As mais marcantes tendências previstas para a moda inverno 2021 podem ser divididas em alguns estilos principais, sobre os quais falaremos agora.
Romântico moderno
Já faz algumas temporadas que o estilo romântico está em alta, sempre com alguma particularidade. Para esta estação, ele aparece em uma estética que explora o vintage por meio de referências renascentistas em uma roupagem moderna.
Nessas referências, o minimalismo passa longe e a grande estrela são tecidos que chamam atenção por si só, com muito brilho e muita textura. Quando falamos de peças-chave, o destaque fica para as camisas, trabalhadas com aplicações, babados e laços, as quais serão combinadas especialmente com calças. Isso reforça a contemporaneidade no romantismo, comumente relacionado às saias e aos vestidos.
Já que estamos falando de inverno, os casacos, é claro, não poderiam ficar de fora. Por isso, as jaquetas com mangas volumosas são as responsáveis por explorar o romantismo na hora de proteger do frio.
Em relação às cores, apesar de não serem costumeiramente invernais, continuam em alta na estação os tons claros e pastel. Para as estampas, podemos esperar composições florais e com poás, tudo dentro da estética romântica, em tons pouco contrastantes, para seguir uma linha diferente à do tropical, muito explorado no verão.
Comfortwear no cotidiano
Foi-se o tempo em que o apelo estético era a principal (e quase única) preocupação da moda. Se a exaltação do conforto já estava passando por uma crescente, a pandemia solidificou essa tendência e a “roupa de ficar em casa” galgou seu espaço e virou a grande protagonista dos guarda-roupas, extrapolando as paredes das residências.
Segundo o relatório de tendências do Pinterest para 2021, o conforto chique é a grande aposta da vez, sendo considerado “profissional o suficiente para o trabalho, superconfortável para a yoga e perfeito para usar no sofá”.
Por isso, para este estilo, as peças-chave do inverno são os cardigans e suéteres que dão uma sensação de abraço, em tamanhos grandes e com tecidos macios. Vestidos mais soltos e desestruturados e calças pantalona também aparecem com força, por passarem, também, a ideia de conforto e de amplitude.
Aqui o minimalismo fala mais alto, por meio de cores claras e neutras: muito creme, off white, verde oliva e cinza. Uma das cores Pantone 2021, inclusive, é o Ultimate Gray. No universo das estampas, destacam-se as geométricas e a exploração do natural e do rústico, ambos em suas versões mais discretas e pouco contrastantes.
Inspirações dos anos 70
Sabemos que a moda é cíclica e está sempre voltando com diferentes roupagens e interpretações. A exploração vintage nas tendências da moda inverno 2021 está por conta das inspirações setentistas, que alavancam looks com “carinha de brechó” e tecidos texturizados, armados e marcantes.
Como peças-chave do estilo podemos perceber a gola polo, que aparece tanto nas camisas e nas camisetas como nos casacos e até mesmo nos vestidos. Há, ainda, as camisas clássicas e simplificadas.
Em um misto com os dois estilos anteriores, aparecem por aqui os suéteres mais confortáveis, as jaquetas estruturadas e os conjuntos de alfaiataria com blazer e calça combinando, os quais também estarão em alta na estação. As saias evasê que exploram estampas são as responsáveis pelo toque de jovialidade.
As cores mais presentes no estilo são as outonais, e os tons mais terrosos e desbotados vêm com tudo. No âmbito das estampas, o xadrez clássico é o maior destaque, com espaço também para outras explorações geométricas.
Fonte: digitaletextil