Morango, kiwi e, claro, a laranja, estão entre as frutas fontes dessa vitamina que é fundamental para manter o corpo com um bom funcionamento, principalmente na terceira idade

Com o avançar da idade, o sistema imunológico torna-se menos eficaz e o corpo fica mais suscetível a doenças. Pensando nisso, em homenagem ao Dia dos Avós, na segunda-feira, 26 de julho, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica receitas com algumas das frutas ricas em vitamina C, para aumentar a imunidade e a saúde dos idosos.

“À medida que vamos envelhecendo, a nossa produção de colágeno também reduz e a vitamina C está intimamente ligada a esse processo”, conta Renata. Por isso, o consumo frequente dessa vitamina é fundamental para manter o corpo com um bom funcionamento.

“A recomendação para idosos é de 75mg para mulheres e 90mg para homens, de vitamina C por dia. A quantidade presente nas frutas pode variar, mas uma laranja e um limão já cumprem a meta diária que o corpo precisa”, aconselha a nutricionista.

Para atingir esse objetivo, é necessária a ingestão de vegetais crus, sobretudo as frutas ácidas diariamente. Renata explica que a vitamina C, em especial, é sensível à temperatura e ao contato com o oxigênio. “O ideal também é que as frutas sejam cortadas ou descascadas logo no momento do consumo”, completa. Para quem não dispensa uma salada, a nutricionista indica as folhas cruas que, quando temperadas com limão, tornam-se ótimas opções.

O morango, a mexerica, o abacaxi, o limão siciliano, o kiwi, o maracujá, o caju e até a acerola, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina C. Essas frutas possuem poucas calorias e, além de ajudar na imunidade, também fazem bem para a pele, coagulação e auxiliam na produção de colágeno.

O consumo regular dessa vitamina na dieta ainda ajuda na absorção de cálcio, importante para a saúde óssea, e também possui efeito antioxidante, auxiliando na redução dos riscos de desenvolvimento de doenças crônicas.

Para começar a incluir essas frutas na rotina, uma das dicas é consumi-las como sobremesa do almoço e do jantar. “Como a vitamina C ajuda na absorção do ferro, encontrado nas carnes, feijões e vegetais verde-escuros, é interessante comer as frutas nesses períodos – que são as refeições em que ingerimos esses alimentos”, completa.  Porém, está liberado comer em qualquer momento do dia!

Além disso, para facilitar no cardápio do dia a dia, Renata separou três receitas para fazer em casa e ajudar na imunidade!

CANJICA COM LARANJA CHARMUTE

Ingredientes:

1 xícara de canjica
1 litro de água
1 xícara de leite desnatado
200 ml de leite de coco
½ xícara de chá de mel
3 cravos-da-índia
1 rama de canela
Raspas de 1 Laranja Charmute

Preparo:

deixe a canjica de molho por 12 horas antes de iniciar o preparo. Depois, cozinhe a canjica na panela de pressão com a água, o cravo e a canela, por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, retire a pressão e adicione o leite, o leite de coco e o mel. Cozinhe em fogo baixo até o caldo começar a engrossar.

Desligue o fogo quando a canjica estiver na sua consistência preferida e transfira para taças ou para um refratário. Finalize com as raspas de laranja e sirva ainda quente ou deixe na geladeira por, pelo menos, quatro horas.

TORTA CRUA DE MORANGO COM HORTELÃ

Ingredientes:

1 pacote de bolacha tipo maisena triturada
1 xícara de chá de manteiga derretida
1 pacote de gelatina sabor morango
1 lata de creme de leite
½ xícara de chá de mel
2 colheres de sopa de hortelã picado
2 xícaras de morangos picados

Morangos para decorar

Preparo:

misture a bolacha com a manteiga, até formar uma massa homogênea.  Abra a massa em uma forma de fundo falso e reserve.

Bata no liquidificador a gelatina preparada conforme instruções da embalagem e já fria com o creme de leite, o hortelã, 1 xícara de morangos e o mel.  Misture delicadamente a outra xícara de morangos picados ao creme e acrescente a mistura à massa já preparada. Finalize decorando com morangos.

SALADA COM FRUTAS

Ingredientes:
Molho:

1 colher de sopa de azeite
Suco de ½ limão siciliano
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de sopa de orégano
2 colheres de sopa de água

Preparo do molho:

misture todos os ingredientes

Salada:

½ maço de rúcula
½ cenoura ralada
1 manga fatiada
2 kiwis cortados em 4 partes

Palmito em rodelas à vontade

Preparo da salada:

misture as folhas de rúcula com a cenoura ralada e acomode em uma saladeira. Acrescente os kiwis cortados, a manga fatiada e as rodelas de palmito. Finalize com o molho e sirva em seguida.

Fonte: Divulgação