Fim de semana no DF tem teatro, música e exposições de caça e de cordelDivulgação
O segundo fim de semana de outubro tem programação para variados gostos no Distrito Federal. Dos destaques entre sexta-feira (8) e domingo (10), há exposição da réplica de um caça, apresentação de literatura de cordel e música no Clube do Choro.

Fora do Plano Piloto, no sábado (9), o Centro Histórico de Planaltina recebe a apresentação “Tambor Crioula do Seu Teodoro”, que leva cultura afro-indígena aos quatro cantos do DF.

Confira a lista e escolha o que fazer em Brasília neste fim de semana:

  1. Apresentação do grupo Tambor de Crioula do Seu Teodoro em Planaltina
  2. Clube do Choro de Brasília promove apresentação de blues
  3. Peça “Intimidade é uma Merda”, do grupo G7, continua em cartaz
  4. Livro que reúne poesia da periferia é lançado em Planaltina
  5. Caravana celebra os 20 anos do Circo Artetude
  6. Exposição de caça no Park Shopping
  7. Gama promove feira cultural para promover empreendedorismo
  8. Conheça mais sobre arte em cordel de forma online e presencial
  9. Lançamento do livro “A Ostra e o Teatro” traz lembranças e revelações da escritora Marília Mangueira
Culturas Tradicionais Brasileiras
Projeto Rodas da Vida em apresentação cultural — Foto: ReproduçãoProjeto Rodas da Vida em apresentação cultural — Foto: Reprodução

No sábado, o grupo Rodas da Vida faz a apresentação “Tambor de Crioula do Seu Teodoro” no Centro Histórico de Planaltina. O espetáculo começa às 15h e traz culturas tradicionais brasileiras, junto à Comunidade de Capoeira Formigueiro de Angola.

O projeto promove rodas-espetáculo com grupos de cultura tradicional brasileira, como a capoeira e, especialmente, manifestações que têm origens afro-indígenas.

A entrada é gratuita e medidas de prevenção ao novo coronavírus são obrigatórias, como uso de máscara de proteção facial e distanciamento social. A classificação é livre.

Clube do choro de Brasília
Grupo Gereatric Blues e apresenta no Clube do Choro de Brasília — Foto: DivulgaçãoGrupo Gereatric Blues e apresenta no Clube do Choro de Brasília — Foto: Divulgação

O Clube do Choro de Brasília tem programação no sábado (9). A apresentação começa às 21h e o valor do couver artístico é de R$ 15.

A Geriatric Blues Band toca músicas de artistas internacionais “com brasilidades”. O Clube do Choro fica no Setor de Divulgação Cultural (SDC), próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Eixo Monumental.

Novo espetáculo do G7

Felipe Gracindo, Frederico Braga e Rodolfo Cordón da companhia brasiliense de teatro G7 — Foto: G7/Divulgação

A peça “Intimidade é uma Merda”, do grupo G7, continua em cartaz neste sábado (9) e domingo (10), no Teatro La Salle, na 903 Sul. Segundo os autores, a obra trata, de forma bem humorada, dos perrengues de uma convivência a dois durante o confinamento imposto pela pandemia da Covid-19.

“A peça fala sobre diversas situações do cotidiano pelas quais passam os casais, em esquetes cômicas interativas, mas que também buscam promover uma leve reflexão sobre o que é esta tal intimidade e se ela realmente é uma merda ou uma maravilha”, diz o grupo.

O espetáculo fica em cartaz durante todo o mês de outubro e não é recomendado para menores de 14 anos. Neste sábado, tem sessão às 19h e às 21h30 e, no domingo, às 19h. Os ingressos custam a partir R$ 35 e estão à venda na internet.

Feira cultural no Gama

Gama, no DF, recebe feira cultura de incentivo ao empreendedorismo — Foto: Divulgação

O Gama recebe uma feira de artesanato e cultura entre sábado e terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. O evento começa às 10h e termina às 22h, na Praça Central do Gama, no Setor Central. A entrada é gratuita.

Conforme os organizadores, a iniciativa incentiva o trabalho de artesões e quer estimular o empreendedorismo e a “economia criativa”. O espaço conta com apresentações artísticas e salões gastronômicos.

Livro ‘Poesias Periféricas’ é lançado em Planaltina

Em Planaltina, o Coletivo Poesias nas Quebradas promove o lançamento do livro coletivo “Poesias Periféricas”, no sábado. O FestSarau é dedicado ao fortalecimento da cultura hip-hop, com foco na literatura.

Poesia, música, e produção de grafite fazem parte da programação que vai das 14h, às 18h, no Complexo Cultural de Planaltina. O evento é gratuito e será transmitido pela internet.

Caravana 20 anos de Circo Artetude

Irmãos Saúde estão juntos na estrada há 20 anos — Foto: Divulgação

As ruas do DF viraram palco para a comemoração dos 20 anos do Circo Artetuda. O grupo é conhecido por rodar o Brasil, em um ônibus colorido, fazendo apresentações em cidades do interior.

Para comemorar duas décadas na estrada, os artistas Ankomárcio e Ruiberdan– conhecidos como Irmãos Saúde – fazem shows itinerantes no DF. As apresentações gratuitas acontecem em feiras, praças e espaços públicos.

Confira os locais de apresentação:

Sábado (9)

  • Candangolândia
    9h: Rua das Chácaras
    17: Vila do Sossego

 

Domingo (10)

  • Núcleo Bandeirante
    9h: Vila Divinéia
    17h: 2ª e 3ª Avenida

 

Segunda-feira (11)

  • Núcleo Bandeirante
    9h: Avenida Central

 

Terça-feira (12):

  • Núcleo Bandeirante
    9h: Parque Metropolitana
    17h: Vila Cauhy
Quer conhecer um caça?

Caça F-39 sobrevoa Ponte JK, no DF — Foto: Reprodução

Uma réplica do caça F-39 Gripen fica exposto, a partir de sábado, no Park Shopping. Em tamanho real, ele pode ser visto no segundo piso do complexo comercial.

O agendamento de turmas de até três pessoas é feito por um aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iOS. Os visitantes podem entrar na aeronave e conhecer todos os detalhes dela.

O primeiro modelo da F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020. A aeronave é um caça de última geração e, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), inclui o Brasil em um grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia.

A visitação vai até 24 de outubro, no horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e das 14h às 20h aos domingos e feriados. A entrada é gratuita.

Arte em Cordel
Xoligravura de Valdério Costa — Foto: Arquivo pessoalXoligravura de Valdério Costa — Foto: Arquivo pessoal

Quem gosta de artes visuais e poesia pode conhecer o projeto “Xilogravura e Literatura de Cordel”, do artista Valdério Costa. O trabalho é feito com uma abordagem da cultura nordestina, que remete o público ao sertão, e coloca em destaque a Xilogravura.

O projeto conta com apresentações virtuais e presenciais, com acesso gratuito. No Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, a visitação vai até 31 de outubro, de sexta a domingo, das 10h às 16h.

Para assistir as apresentações online, basta clicar neste link. Veja a programação:

  • Sexta-feira (8)
    Live de repente, mamulego, poesia e palestra de J Borges, às 19h30
    Palestra de J Borges, com participação de Valdério Costa, às 20h30
  • Sábado (9)
    Oficina de xilogravura online com Caldério Costa, das 14h às 18h
  • Domingo (10)
    Oficina de literatura de cordel online com João Santana, das 14h às 18h
Lançamento do livro ‘A Ostra e o Teatro’
Escritora, atriz e dramaturga Marília Mangueira — Foto: Arquivo pessoalEscritora, atriz e dramaturga Marília Mangueira — Foto: Arquivo pessoal

A capital também recebe o lançamento do livro “A Ostra e o Teatro”, da escritora, atriz e dramaturga Marília Mangueira. A obra retrata fragmentos de três décadas de vida entre recortes de lembranças, diálogos e revelações da escritora.

O evento é gratuito e acontece em três locais: Gama, Guará II e Riacho Fundo I; confira:

  • Sexta-feira (8)

Teatro Sesc do Gama, no Setor Leste Industrial, das 18h às 21h

  • Sábado (9)

Frans Café, na QE 13 do Guará II, das 18h às 21h

  • Domingo (10)

Doce Delícia, na CLN 5 do Riacho Fundo I, das 18h às 21h

Fonte: G1