Aneethun esclarece as principais questões relacionadas aos cabelos coloridos

Seja em casa ou no salão, colorir o cabelo é uma mudança que gera grandes expectativas sobre o resultado final, ao mesmo tempo em que traz muitas dúvidas a respeito da transformação. A diversidade de marcas, colorações e tonalizantes possibilita diversas mudanças na cor dos cabelos. Contudo, é importante lembrar que tais modificações podem alterar a textura e aspecto dos fios, já que produtos químicos interagem diretamente com a haste capilar.

Sabendo de todos os questionamentos que cercam o tema, Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun , marca especialista em produtos de alto padrão direcionados para o segmento profissional de beleza e home care, reuniu as informações mais procuradas sobre coloração capilar e esclarece todas as dúvidas sobre o assunto. Confira:

ESCURECER OS FIOS É MAIS FÁCIL DO QUE CLAREÁ-LOS
VERDADE: Segundo Renata, a cor atual das madeixas é um grande aspecto a ser considerado antes de qualquer mudança. “Cabelos virgens podem ser clareados até 3 tons, pois a coloração consegue dissolver seus pigmentos naturais com mais facilidade para revelar uma nova cor. Já os cabelos coloridos com uma cor escura dificultam o processo de clareamento, tornando necessário o uso do pó descolorante para a remoção dos corantes artificiais presentes nos fios” destaca. Por esse motivo, o processo de escurecimento se torna mais fácil tanto em cabelos naturais, quanto em cabelos coloridos. “Basta fazer um serviço de reposição de pigmentos e ou corantes aos fios muito claros”, esclarece.

DEIXAR A COLORAÇÃO AGIR POR MAIS TEMPO DEIXA A COR MAIS INTENSA
MITO: O tempo de ação da coloração deve ser respeitado de acordo com as orientações do fabricante. “No processo de coloração, o oxidante é o agente responsável por dissolver os pigmentos naturais das madeixas, enquanto a coloração é absorvida pelos fios. Portanto, deixar a coloração por mais tempo não pigmenta o fio com mais intensidade, já que o oxidante é volátil e a coloração tem um tempo médio de pausa”, revela a especialista.

TONS VERMELHOS E ACOBREADOS DESBOTAM MAIS RÁPIDO
VERDADE: Cabelos ruivos e acobreados costumam desbotar com mais facilidade. De acordo com Renata, isso acontece porque, nessas tonalidades, o tipo de pigmento utilizado é maior, sendo mais difícil sua absorção pela fibra capilar. “Isso faz com que o pigmento se desprenda facilmente dos fios, fazendo com que a intensidade da cor dure por menos tempo”, afirma.

COLORIR O CABELO COM FREQUÊNCIA CAUSA QUEDA CAPILAR
MITO: Os processos de coloração podem deixar os fios mais ressecados ao dilatar suas cutículas para a inserção do novo pigmento e, com isso, fazer com que o cabelo perca alguns elementos, como a perda de água, óleo e nutrientes essenciais. “Apesar dos danos estarem muito mais relacionados a saúde das madeixas antes do procedimento químico, a coloração não causa a queda capilar, podendo apenas contribuir com a quebra dos fios”.

CABELOS COLORIDOS EXIGEM O USO DE PRODUTOS ESPECÍFICOS
VERDADE: A coloração capilar exige a manutenção constante das madeixas, a fim de preservar sua vitalidade. “É importante apostar em produtos profissionais que tenham sua fórmula desenvolvida especialmente para cabelos coloridos. Eles oferecem cuidados específicos para as madeixas, proporcionando uma higienização adequada e suave, que hidrata os fios, ao mesmo tempo em que aumentam a durabilidade de sua cor, deixando-a mais intensa”, declara. Por esse motivo, é válido apostar em produtos livres de sulfatos, que tenham ação de proteção térmica e solar, evitando o desbotamento por conta da oxidação da fibra capilar.
Fonte: Divulgação