A qualidade do seu sono e a sua alimentação têm tudo a ver
Todo mundo pode sentir na pele as consequências de uma noite mal dormida. É comum acordarmos de mau humor, cansados e pouco preparados para mais um dia, se a noite de sono não foi boa.
Mas não é só isso que uma noite mal dormida pode causar. Não descansar adequadamente pode atrapalhar o nosso metabolismo e aumentar o risco de diversas doenças neurocognitivas e cardiovasculares, por exemplo, além de acarretar em outros problemas.
Para favorecer o sono
Um estudo recente da Universidade Federal de São Paulo tentou uma resposta para a pergunta de um milhão de dólares: quais alimentos e substâncias podem de fato melhorar a qualidade do sono? E, ao revisar centenas de estudos anteriores, eles encontraram uma relação muito forte entre alguns alimentos e um sono mais capaz de nos preparar para o dia seguinte.
Isso por conta de uma substância chamada melatonina. Ela é conhecida como o hormônio da noite. Fabricada durante o período da noite, ao ser liberado no sangue, a melatonina vai nos deixando menos alerta e vai nos convidando para a cama e para o descanso. E quando ela começa a ser liberada pelo organismo? Quando começa a escurecer e se anuncia o fim do dia!
Os alimentos ricos em triptofano são fundamentais neste processo porque são eles os precursores da melatonina. Isso significa que o que comemos de noite pode ter grande influência na qualidade do nosso sono. Tanto alimentos de origem animal quanto de origem vegetal são bons aliados nessa tarefa, mas os campeões, segundo o estudo da Unifesp, são o leite e a cereja.
Além disso, é importante evitar refeições muito grandes de noite e preferir pratos mornos com gorduras boas. Quer uma lista para ajudar? Confira:
- Vegetais: abóbora, agrião, aipim, alface, alho, batata inglesa, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, chuchu, champignon, couve-flor, espinafre e pepino.
- Cereais, leguminosas e oleaginosas: arroz integral, centeio, cevada, milho, trigo, feijão, ervilha, soja, grão de bico, linhaça, aveia, amendoim e castanha de caju.
- Carnes: frango, carne bovina e ovos.
- Laticínios: iogurte, queijos, leite e manteiga.
- Frutas: abacate, abacaxi, banana, caqui, carambola, coco, figo, goiaba, laranja, maça, mamão, manga, melancia, morango, pera e pêssego.
Fonte: Nutricaopraticaesaudavel.