Foi só eu ver uma forminha destas de waffle para fogão que me lembrei da infância, quando era comum as torradeiras serem de ferro e iam direto no fogão, assim como essa em formato de coração, linda e encantadora.
Eu sei que muitas pessoas já devem até ter comprado as máquinas de waffle, modernas e baratas também, com este mesmo formato, mas eu confesso que fazer ela torradinha no fogão fica bem melhor.
A massa é parecida com a de panqueca, mas mais densa, para poder crescer enquanto assa. Ela também é levemente doce e salgada ao mesmo tempo, mas nesta versão aqui, eu deixei ela sem açúcar, pois a farinha de trigo integral é mais adocicada que a branca e o leite de coco também auxilia no sabor doce em equilíbrio com o sal marinho. Também adicionei chia hidratada, deixando ela ainda mais integral e sacietógena, ou seja, aumentando a saciedade após o consumo.
A receita rende cinco waffles do tamanho tradicional.
Ingredientes:
- 5 colheres (de sopa) de farinha de trigo integral
- 1/2 xicara (de chá) de leite de coco integral
- 1/2 xicara (de chá) de água
- 1 colher (de chá) rasa de sal marinho
- 1 colher (de sobremesa) rasa de chia
- 1 colher (de chá) de fermento em pó
Modo de preparo:
- Coloque a chia na xicara com água e espere ela se hidratar completamente. Misture todos os outros ingredientes no liquidificador e por fim adicione a chia hidratada com a água. Processe até formar uma massa homogênea. Caso você desejar ter essa massa de panqueca para usar ao longo da semana, apenas reserve-a dentro de um frasco fechado com tampa dentro da geladeira e use conforme a necessidade dos dias;
- Unte a forma de waffle e adicione a massa, feche e deixe que fique bem dourada em ambos os lados –ela deve ficar levemente crocante por fora e bem macia por dentro;
- Sirva com mel, frutas, manteiga, o que desejar. É uma delicia!
Fonte: Uol