Foi com muita sensibilidade e um olhar artístico pontual que Anastasia Soare se tornou uma gigante do mercado de maquiagem.

No início da década de 1990, ela foi estratégica ao se dedicar para o estudo das sobrancelhas e mudou o visual de muita gente. Nascida na Romênia, onde estudou Belas Artes, se tornou célebre em Beverly Hills, bairro nobre de Los Angeles, por aplicar o conceito matemático da Proporção Áurea para redesenhar as sobrancelhas, com base na estrutura óssea de cada um. Cindy Crawford e Naomi Campbell se apaixonaram. Depois veio Michelle Pfeiffer, Sharon Stone, Oprah Winfrey, Penelope Cruz que reforçam uma lista incontável, que a empresária mal consegue lembrar durante a entrevista exclusiva com Marie Claire.

Juntamente com a técnica, Anastasia Beverly Hills se tornou a principal marca de produtos para cuidados com a sobrancelha – e acaba de chegar ao Brasil. É um generoso catálogo de lápis, canetas, pincéis, géis e instrumentos para moldar o contorno dos olhos de uma maneira muito particular – o que garante a longevidade da ideia original da beauty artist. A sua técnica sempre esteve muito ligada às características individuais, o que faz ainda mais sentido conforme a consciência sobre diversidade aumenta. “Trabalhei em muitos salões de Beverly Hills no início da minha carreira e tinha clientes de todos os lugares do mundo. Sempre quis oferecer, para todos que sentavam na minha cadeira, produtos adequados para estilizar as sobrancelhas de maneira individualizada. Então, desde o início procurei criar produtos para pessoas com peles desde muito claras até bem escuras”, conta. Acompanhe o bate-papo com a expert a seguir – e confira suas preciosas dicas ao final.

Segundo Anastasia, encontrar o desenho ideal da sobracelha é um processo muito individual (Foto: Reprodução Instagram)
Segundo Anastasia, encontrar o desenho ideal da sobracelha é um processo muito individual (Foto: Reprodução Instagram)
Expressão e arte

“O movimento atual de maquiagem tem a ver com a liberdade de se expressar. Eu lembro que no início dos anos 2000 todo mundo usava maquiagem para se parecer com alguém na capa de uma revista, como uma celebridade. Agora, por causa das redes sociais, as pessoas têm o poder, são empoderados para se expressar, fazer o que quiserem, mostrar suas habilidades artísticas. Eu sempre encorajo muito os artistas que querem se expressar porque maquiagem é sobre isso. É arte. Se você for bom nisso, deve mostrar suas habilidades, o artista que você é. A tendência é o que faz você bem. Todo o trabalho da Anastasia é baseado no Golden Ratio. Foi assim que eu comecei a desenvolver as técnicas de sobrancelhas. Eu misturo ciência e beleza para encontrar a fórmula. Quando eu entrei na escola de artes, estava estudando, conhecendo Golden Ratio, Leonardo Da Vinci e as proporções. E a gente costumava desenhar sobre um rosto usando um papel branco e um carvão preto e criando sombras para reproduzir olhos, nariz, bochechas, lábios. Então desenhar ao longo dos anos você cria uma beleza. A maquiagem é como arte. Quando eu comecei com a maquiagem entendi que com os pontos certos você cria uma ilusão de perfeição. A gente cria a habilidade de equilibrar a proporção do rosto. Quando você começa a desenhar um retrato precisa ter em mente que da linha do cabelo até a sobrancelha, baseado no nariz e na bochecha, existem 3 zonas. E para criar a maquiagem você precisa criar zonas iguais. Do contorno da sobrancelha até o osso da bochecha, da maneira como você contorna o seu nariz. Então é por isso que a Anastasia Beverly Hills é baseada em ciência. Todos os produtos que criamos, a gente tem isso em mente: por que o cliente vai usar e como ele vai usar. O nosso diferencial como marca é que não somos apenas o produto, mas ensinamos, mostramos como usar. A sobrancelha é a base da expressão, precisa ter a individualidade respeitada.Tudo para você conseguir a melhor versão de você mesmo”.

Individualidade

“É importante saber que a gente pode se inspirar em alguém. Mas sempre lembrar que todos temos uma estrutura óssea diferente. Por exemplo, o espaço entre as minhas sobrancelhas, a textura dos fios da minha sobrancelha, a ponte do meu nariz, o espaço entre os olhos, a linha do cabelo é diferente de você. Mesmo se eu admirar a sua maquiagem, o jeito como você se maquia, eu não vou poder aplicar em mim, porque a minha estrutura óssea é diferente. A minha proporção é diferente da sua. Eu acho que as pessoas podem se inspirar nas pessoas que admira, mas é sempre sobre mim. O que funciona melhor em mim, o que funciona melhor em você, e são sempre coisas diferentes”.

Soap Brow: uma das principais ideias de sobrancelhas das últimas temporadas (Foto: Reprodução Instagram)Soap Brow: uma das principais ideias de sobrancelhas das últimas temporadas (Foto: Reprodução Instagram)
Make na pós-pandemia

“O que aconteceu na pandemia, por causa do zoom, é que todo mundo reservou um tempo e teve vontade de aprender algo, de acordo com suas preferências. Eu nunca tinha feito tantos tutoriais, masterclasses sobre sobrancelhas na vida. Porque durante a reunião você fica se olhando na câmera e pensa: nossa, eu preciso consertar a minha sobrancelha. Ou, preciso aprender a passar delineador. Todo mundo estava on e teve vontade de tirar um tempo para aprender. Foi um tempo importante para que as pessoas se aprofundassem em suas habilidades. E assim que a pandemia for embora, acredito que logo estaremos com tudo sob controle, quando as pessoas começaram a sair vão ser capazes de expor as melhores versões de si mesmos”.

O Brasil e a maquiagem

“Acho muito importante estar presente no Brasil porque as brasileiras amam maquiagem. Eu sigo muitos beauty artists incríveis no instagram e vocês tem um amor lindo por maquiagem. E também amam pigmentos. As paletas que vocês usam tem muito pigmento. E mais: desde o início, a marca sempre trabalhou com uma gama ampla de tons de make para pele. Mesmo quando a conversa sobre inclusão não era tão intensa. Eu trabalhei em muitos salões de Beverly Hills no início da minha carreira e tinha clientes de todos os lugares do mundo. E eu sempre quis oferecer, para todos que sentavam na minha cadeira, produtos adequados para estilizar as sobrancelhas de acordo com o perfil de cada um. Então, desde o início procurei criar produtos para pessoas desde pele muito clara até peles bem escuras. O Brasil é um país que tem essa gama ampla de tons e por isso eu acredito que a marca tem muito a ver com os clientes brasileiros. Isso sem falar que em Los Angeles temos muitos amigos brasileiros. Sempre vamos a churrascos na casa de amigos. Minha filha ama o país e planeja um dia se mudar para o Brasil. Há muito tempo eu queria levar a marca para o Brasil. Mais de 20 anos, mas a burocracia é muito complicada. A Sephora nos ajudou muito no processo agora”.

+ Dicas preciosas:

“Se você quiser deixar o olhar aberto, evite desenhar a sobrancelha muito alongada, porque a curva descendente vai ficar muito longa. Faça um pouco mais curta. Se a sobrancelha ficar alongada demais, pode deixar um olhar caído, com aparência abatida”.
“Traçando um ângulo perpendicular à base do nariz você encontra onde deve ser a parte mais alta da sobrancelha, que também é o centro. Assim você desenha os fios na altura ideal, proporcional às dimensões do seu rosto”.
“Para criar uma sobrancelha com ares naturais, você precisa imaginar uma sobrancelha cheia. Então, para recriar a incidência de luz e sombras é importante usar duas cores para preencher. A cor de base deve ter um tom mais claro que a cor natural do seu fio, para dar a sensação de preenchimento. Depois, com um pincel chanfrado você desenha os fios no tom exato do seu pêlo”.

Fonte: Revistamarieclaire