A ONG também ficou entre as 100 melhores do Brasil, além de ter sido a primeira colocada na categoria ONG de pequeno porte.
O Instituto Chamaeleon foi indicado ao Prêmio Melhores ONGs e, na cerimônia de premiação, acumulou vários títulos: melhor ONG do Centro-Oeste, melhor ONG de pequeno porte, além de ter figurado entre as 100 melhores de todo o país. O evento aconteceu no dia 9 de dezembro, foi totalmente online, sendo transmitido pelo youtube do Canal Futura, e contou com Luciano Huck como mestre de cerimônias.
“O trabalho é difícil e árduo. Temos poucos recursos e pouca força de trabalho, mas a gente faz milagres. Ganhamos duas vezes, por ser uma das 100 melhores do Brasil e por ser a melhor do Centro-Oeste.” diz Andrey do Amaral, diretor-presidente do Instituto Chamaeleon. “Estar entre as melhores é uma prova de que estamos no caminho certo. É um reconhecimento de empenho e dedicação à criança e ao adolescente”, continua.
O Instituto dá assistência psicológica gratuita para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Em média são 50 crianças, que são encaminhadas para a ONG através da via judicial. Além deste importante trabalho, a Chamaeleon também oferece alimentos e cestas básicas para as famílias das crianças. A organização também trabalha a cultura através de livros e filmes, promovendo eventos com parceiros em abrigos públicos e escolas.
O Prêmio Melhores ONGs acontece desde 2017 e avalia organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento. É realizado pelo instituto O Mundo que Queremos, Instituto Doar e Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize, da Fundação Toyota do Brasil e do Canal Futura.
Cada vez mais consolidado como a principal referência em ONGs no país, o Prêmio reconhece a relevância dos trabalhos prestados, e incentiva também boas práticas, contribuindo para a melhoria na gestão das instituições participantes. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o Prêmio teve um número recorde de inscrições: 1033.