Já falamos muito por aqui sobre a importância da iluminação interna de uma residência. Inclusive temos este artigo em que mostramos 14 projetos de iluminação com dicas para transformar a atmosfera da sala de estar.
Porém, a iluminação externa também tem igual relevância! Tanto a fachada quanto os terraços, jardins, varandas e espaços ao ar livre merecem uma iluminação para valorizar, trazer beleza e, até mesmo, otimizar e proporcionar segurança e uma melhor usabilidade do espaço. Afinal, é praticamente impossível utilizar a área externa durante a noite caso o ambiente não seja iluminado.
Por isso, a iluminação externa é um item que os arquitetos paisagistas pensam com muito cuidado ao planejar um projeto.
Continue lendo este artigo para conferir algumas ideias que possuem exatamente o que você precisa para iluminar seu ambiente externo!
01 – Deck com iluminação
A luz em cor amarela é a opção perfeita para colocar em um deck. Esse tipo de iluminação cria uma atmosfera mais intimista e aconchegante que combina muito bem com os decks construídos na parte externa da casa.
02 – Efeito de jogo de luzes em muro ou parede
O efeito criado pelo jogo de luzes pode ser uma ótima estratégia para deixar a parede ou muro da residência em destaque.
03 – Luzes que acompanham as plantas e/ou árvores
As arandelas são luminárias diferenciadas que ficam lindas no jardim ou área externa. Para instalar esse tipo de iluminação, é necessário ter alguma superfície de apoio. Por isso, o muro é a escolha mais adequada para colocar as arandelas.
05 – Piscina iluminada até durante a noite
Uma maneira de manter a piscina iluminada na escuridão é adicionar luzes próximas da área da piscina.
06 – Deck com iluminação vinda debaixo
08 – Muro iluminado pelo lado de fora
Não é apenas pelo lado de dentro que o muro de uma residência pode ser iluminado. Diversos projetos paisagísticos planejam iluminação também no lado de fora do terreno da residência. Além de deixar a casa mais bonita durante a noite, essas luzes ajudam a manter a segurança do lar.
09 – É importante manter os caminhos e entradas bem iluminados
Fonte: Homify