Crossover lançado na Europa estreia com versões a combustão e híbridas do tipo plug-in; versão elétrica virá nos próximos meses

Depois de apresentar o 208 com motor 1.0 Firefly e a nova versão do 2008, chegou a hora da Peugeot fazer o lançamento oficial do modelo 2023 do 408. O antigo sedã (agora com jeito de SUV cupê) chama a atenção pelo design inovador e é oferecido em versões híbridas plug-in e a combustão. As vendas devem começar no início do próximo ano, inicialmente na Europa.

Em um primeiro momento, a nova geração do 408 será equipada com três opções de motores – todos associados ao câmbio automático de oito marchas. O primeiro deles é 1.2 PureTech a gasolina, de três cilindros, que entrega 130 cv de potência. Esse conjunto é o mesmo do Citroën C5 X e é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos.

As outras duas configurações do novo carro da Peugeot são híbridas plug-in. Nos dois casos, um motor elétrico de 110 cv é combinado a um propulsor 1.6 turbo a gasolina. Juntos, entregam 180 cv (na versão intermediária) ou de 225 cv (na versão topo de linha).

A bateria das duas versões tem capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW. Por isso, segundo a Peugeot, a recarga completa pode ser feita em apenas 1 hora e 55 minutos. Isso com a utilização do carregador monofásico de 7,4 kW (Wallbox), vendido de forma opcional.

A produção do novo 408 começa inicialmente em Mulhouse, na França, e logo em seguida chega em Chengdu, na China. Mas, a verdade é que os funcionários das fabricantes terão ainda mais trabalho nos próximos meses. Isso porque a Peugeot anunciou que deve lançar um 408 elétrico.

Design do Peugeot 408 traz a já conhecida assinatura DRL "dente de sabre" — Foto: Divulgação

Design do Peugeot 408 traz a já conhecida assinatura DRL “dente de sabre” — Foto: Divulgação

Falando em visual, o Peugeot 408 tem um design futurista. As linhas e os vincos se destacam na dianteira, assim como os faróis em LED ligados a assinatura DRL “dente de sabre”. Quem também chama a atenção é a grade que cria um efeito tridimensional.

A traseira tem o caimento característico de modelos cupês. As lanternas, também em LED, não deixam de lembrar as inspirações felinas do veículo. Nas laterais, o destaque fica para as rodas de 20 polegadas com um design para lá de despojado.

Linhas do Peugeot 408 são bem marcadas e colaboram com o visual futurista — Foto: Divulgação

Linhas do Peugeot 408 são bem marcadas e colaboram com o visual futurista — Foto: Divulgação

O novo Peugeot 408 tem proporções maiores do que o Volkswagen Nivus, por exemplo, com 4,68 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,47 m de altura. A distância dos entre-eixos não decepciona e é de 2,78 metros. Com essas dimensões, o 408 é um dos maiores veículos de passeio da marca francesa e ainda conta com um porta-malas de capacidade para 536 litros.

No interior, o 408 é equipado comcentral multimídia de 10 polegadas e sistema i-Cockpit, que oferece, entre seus principais recursos: conexão sem fio para dois celulares simultaneamente e sistema de reconhecimento vocal.

Novo Peugeot 408 tem sistema i-Cockpit — Foto: Divulgação

Novo Peugeot 408 tem sistema i-Cockpit — Foto: Divulgação

O novo modelo da Peugeot é equipado com seis câmeras e nove radares que auxiliam em tecnologias como frenagem automática de emergência, alerta de troca de faixa e de fadiga, reconhecimento de sinais de trânsito no painel de instrumentos e sistema de visão noturna. Outros diferenciais são o monitoramento de ponto cego e a assistência de estacionamento 360°.

Os preços do Peugeot 408 2023 ainda não foram revelados, mas os valores devem ser próximos ao do rival Citroën C5 X, que custa pelo menos 33.400 euros (cerca de R$ 183 mil na conversão direta).

Fonte: Auto Esporte