Não é novidade que entre os meses de agosto e setembro, os dias de calor e baixa umidade são intensos no Distrito Federal. Diante disso, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo para o período de seca. Os valores entre 20% e 30% mostram que o DF está em estado de atenção.
E é durante esses meses, que a população precisa buscar formas de amenizar os efeitos da seca. Para a médica otorrinolaringologista da OtorrinoDF, Manuela Dowsley, é comum nessa época do ano, o surgimento de quadros alérgicos como rinite e gripe.
“As vias aéreas como nariz, laringe e pulmões ficam mais suscetíveis às alterações climáticas. A falta de umidade deixa nosso organismo mais propício ao desenvolvimento de infecções virais e bacterianas”, ressalta a otorrinolaringologista.
Para a médica, o principal cuidado deve ser com relação à hidratação, especialmente para aqueles que fazem parte do grupo de risco. “Uma pessoa saudável deveria ingerir, nessa época de seca, pelo menos 3 litros de água. Já os idosos e crianças, podem sofrer de desidratação com mais facilidade, por isso precisam de uma atenção ainda maior”, alerta.
Abaixo a especialista lista 4 dicas importantes
1 – Evite longos períodos sem consumir água. Tenha uma garrafinha de água e beba mesmo sem sentir sede.
2 – Mantenha a casa ou local de trabalho limpo para evitar o acúmulo de poeira e agentes que causam alergias respiratórias. Evite ar-condicionado e prefira abrir as janelas e usar umidificador de ar.
3 – Não pratique atividades físicas nos horários de alta incidência solar. Evite se expor ao sol, não faça longas caminhadas ou exercícios de alta intensidade nos horários mais quentes do dia.
4 – Evite locais fechados e com grande aglomeração de pessoas, pois pode ocasionar, nesse tipo de ambiente, a disseminação de infecções.
Fonte: Divulgação