Nos últimos anos as redes sociais passaram a ser ferramentas importantes para quem quer aumentar a visibilidade, seja pessoal ou profissional. Além disso, a tecnologia permite uma aproximação imensa entre as pessoas, e na política não é diferente, já que aproxima políticos e eleitores, e o marketing digital para candidatos é uma realidade. Por meio da internet e das redes sociais, candidatos e eleitores podem formar conexões fortes entre si.
Nas últimas eleições isso ficou bastante evidente, os mais votados eram aqueles que apresentavam maior audiência e maiores indices de engajamento nas redes sociais. Já políticos consolidados no off line viram suas campanhas derreterem, porque não trabalharam as redes sociais.
A PhD e especialista em construção de presença e reputação digital de políticos e figuras públicas, Fernanda Cornils, revela que juntos, os cinco deputados federais mais bem votados: Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Carla Zambelli, Delegado Bruno Lima e Guilherme Boulos, todos com mais de 1 milhão de seguidores cada, somam mais de 15 milhões de seguidores no Instagram”.
Fundadora da Políticos Digitais e da Ferdi Conteúdo, a especialista atua na construção de presença e reputação digital desde 2017, é professora universitária e tem conhecimento avançado em construção de narrativas, marketing digital e mídias sociais. “Já trabalhei com políticos em diversas esferas: municipal, estadual e federal, no legislativo e no executivo, além de influenciadores digitais e figuras públicas”, relata a especialista, explicando ainda que existem algumas questões que devem ser levadas em conta na hora de se posicionar.
Nesse sentido, Fernanda dá algumas dicas que utiliza para orientar parlamentares em mandato, para os que pretendem uma reeleição, e até para as pessoas que pretendem se candidatar, começarem a se preparar para o mundo digital.
O ideal é que essa preparação comece bem antes da campanha, entrando em contato com eleitores. Tanto faz se é por meio de blogs, sites, email marketing ou pelas redes sociais.
Como montar uma estratégia
Segundo Fernanda, o primeiro degrau para a construção de presença digital, o seu alicerce, é o posicionamento. Para traçar, comece respondendo algumas perguntas:
1- Como você consegue se definir de forma única e diferente dos seus concorrentes?
2- O eleitor consegue perceber essa diferença?
3- Os eleitores comparam você com outros candidatos?
4- O político tem clareza sobre qual eleitor ele quer atrair?
Também é essencial apresentar seus resultados de forma certeira:
1- Os seus eleitores conseguem ver claramente a transformação que você fez/divulga nas redes?
2- Você recebe feedback positivos e espontâneos sobre o seu trabalho?
3- Você tem resultados na área que propõe atuar?
4- Os resultados são bem explorados nos canais de comunicação?
Além de criar esse relacionamento com o eleitor, é preciso que ele dure:
– Faça enquetes para saber o que o seu eleitor tem a dizer;
– Responda os comentários, sempre de forma respeitosa;
– Elabore um calendário de publicações, para gerar conteúdo de acordo com as pautas de seu interesse;
-Fique sempre atento ao monitoramento das redes sociais.
“Após esses primeiros degraus ainda temos outros como imagem e marca pessoal, Networking, relacionamento com a mídia e influenciadores”, explica.
A especialista lembra que o número de seguidores é apenas uma parte da história e que cada rede social tem sua peculiaridade e pode ajudar de formas diferentes umas das outras.
“O que estamos constatando com as últimas eleições é que tanto a presença, quanto a reputação digital, feitas de forma certeira e estratégica, são elementos decisivos na escolha do voto”, finalizou.
Fonte: Divulgação