Está programando uma viagem para a Califórnia e ainda não sabe qual roteiro seguir? Confira nossas sugestões de roteiro pronto para 4, 5 e 7 dias a partir de San Francisco
Há tantos lugares incríveis na Califórnia que montar um roteiro de poucos dias nesta região dos Estados Unidos pode ser um pouco complicado. Por isso, montamos este guia com três sugestões de roteiros prontos para quem vai viajar para lá e pretende se hospedar em San Francisco. Aqui, você verá que é possível aproveitar de 4 a 7 dias lá, conhecendo os principais pontos turísticos da cidade e, ainda, explorando destinos próximos.
San Francisco fica em uma localização estratégica que permite circular por paisagens deslumbrantes da Califórnia, como a floresta de sequóias gigantes e o incrível Yosemite Valley. Além disso, a própria cidade em si guarda cenários imperdíveis e diversas atrações. E, se você quiser aproveitar ao máximo sua viagem na Califórnia, nossa dica é contar com uma empresa especializada para realizar os passeios por lá. Dessa forma, além de otimizar seu tempo, não precisará se preocupar com os deslocamentos.
Este é o caso da Apaixonados por San Francisco, empresa que atua há anos na Califórnia recebendo brasileiros que visitam a cidade. Ela oferece serviços de transfers, tours na cidade e arredores e guias especializados que falam português. Além disso, seus profissionais auxiliam os viajantes desde o primeiro contato, ainda no Brasil, a formular os roteiros e entender as particularidades do destino.
Roteiro de 4 dias na Califórnia
Nossa primeira sugestão de roteiro pronto de viagem na Califórnia tem city tour por San Francisco e passeios para destinos próximos incríveis. Confira!
Dia 1: City tour por San Francisco
Aproveite o primeiro dia na Califórnia para fazer um city tour em San Francisco. A cidade é repleta de lugares super interessantes para se conhecer. E, o melhor, dá para circular por ela facilmente, sem a necessidade de um carro, por exemplo. Você pode começar o passeio pela Union Square, onde fica o ponto inicial dos famosos bondinhos. Conhecidos como Cable Cars, eles são um dos melhores meios para se locomover em San Francisco e um dos passeios mais icônicos da cidade. Por isso, para começar sua viagem com tudo, nada melhor do já embarcar em um deles. Nossa dica é fazer o trajeto da linha Powell – Hyde.
Faça uma parada na Lombard Street, uma rua extremamente íngreme que, de tão inclinada, ganhou curvas para evitar acidentes e tornou-se cartão-postal da cidade. O lugar, além de oferecer uma linda vista, é belíssimo e rende várias fotos. Em seguida, visite a Ghirardelli Square, a loja de chocolates mais famosa de San Francisco. Depois, siga para Fisherman’s Wharf, uma área turística repleta de museus, galerias de artes, lojinhas e restaurantes.
O Pier 39 é a próxima parada. Este complexo turístico concentra muitas lojas, um aquário, o Museu de Cera Madame Tussauds SF e várias opções de restaurantes. Além disso, é possível observar uma colônia de leões marinhos que vive no Pier 39. Próximo a ele, você pode conhecer também o Ferry Building Market Place. Ele é uma espécie de mercado que concentra o maior número de restaurantes e barraquinhas de comidas por metro quadrado de São Francisco. Por fim, vale a pena encerrar o city tour no Salesforce Park, um parque suspenso incrível.
Dia 2 – Golden Gate, Sausalito e Muir Woods
No segundo dia, combine a visita à Ponte Golden Gate, cartão-postal da cidade, a um passeio bate-volta para Sausalito e Muir Woods, onde ficam as sequóias gigantes. Pela manhã, você pode pedalar ou, simplesmente, caminhar pela imponente ponte. Depois, siga para a pequena cidade de Sausalito, que fica a cerca de 10 km de distância. Lá existem vários restaurantes e lojinhas irresistíveis.
Um pouco mais à frente, a cerca de 11 km, está Muir Woods, a floresta com as maiores árvores do mundo, que você pode conhecer através dos tours guiados da Apaixonados por San Francisco. Com guias que falam português, a empresa leva os turistas desde a Golden Gate, até Sausalito e pontos estratégicos da floresta.
Dia 3 – Monterey e Carmel
Partindo de San Francisco, percorra uma das mais lindas e famosas rodovias dos Estados Unidos, Highway 1 ou Pacific Road, em direção à costa da Califórnia. Lá você conhecerá as charmosas cidades de Monterey e Carmel, com suas paisagens incríveis. Visite Gray Whale Cove Beach, o local de penhascos imponentes com uma vista sensacional do Oceano Pacífico, onde é possível avistar baleias e golfinhos na transição do verão para o outono. Conheça o aquário de Monterey, um dos melhores da América do Norte, onde há o restaurante temático do filme Forrest Gump. E, deslumbre-se com as praias em Carmel, finalizando o dia com o pôr do sol a partir da Bixby Creek Bridge.
Dia 4: Mais um city tour por San Francisco
Para finalizar sua viagem na Califórnia, faça mais um city tour em San Francisco. Mas, agora, comece por Alcatraz, a ilha próxima à costa que já foi um dos mais célebres presídios do planeta. Para evitar encontrar o lugar cheio, prefira ir de manhã, por volta das 8h. Assim, você poderá conhecer todo o complexo com calma e aproveitar o restante do dia para visitar outros pontos importantes da cidade.
Na volta ao continente, siga para Coit Tower, no Telegraph Hill. Ela é uma torre no alto da colina que oferece uma bela vista da baía. Porém, como fica no alto, a visita ao local exige um pouco de esforço, caso decida ir a pé, ou que você vá de ônibus ou carro, seja táxi ou com um tour guiado. Na sequência, siga alguns quarteirões até North Beach – ou Little Italy, como é conhecido o local. Lá você encontrará vários restaurantes para almoçar, antes de ir a Chinatown. O quadrilátero formado pelas ruas Broadway, Powell, Kearney e Bush é parada obrigatória para quem vai a San Francisco, por isso não pode ficar de fora de nenhum roteiro.
Depois de circular na região mais oriental da cidade, continue pela Grant St, uma rua de comércio de souvenirs e antiguidades que é ótima para garantir lembranças de viagem, onde você pode finalizar seu dia. Caso ainda tenha disposição de andar, pode seguir um pouco mais a frente e encontrará o Civic Center, o centro político de San Francisco. O lugar abriga a prefeitura da cidade, que fica em um prédio belíssimo aberto ao público das 8h às 20h.
Roteiro de 5 dias na Califórnia
Com um dia a mais de viagem na Califórnia, você pode incluir nesta ideia de roteiro um dos lugares mais lindos dessa região dos Estados Unidos. O Yosemite Valley fica a 320 km de San Francisco, na Serra Nevada. Ele abriga a maior cachoeira da América do Norte, Yosemite Falls, além de muitas paisagens deslumbrantes, com imensos paredões de granito, lagos e montanhas, que se modificam de acordo com a época do ano.
Há muita coisa para ver por lá, inclusive atrações para vários dias no parque. Porém, em um roteiro mais enxuto, a dica é fazer um passeio bate-volta com uma agência especializada. A Apaixonados por San Francisco, por exemplo, tem um tour de 10 horas que leva os turistas a pontos estratégicos do parque.
Com isso, o roteiro de 5 dias na Califórnia ficaria da seguinte forma:
Dia 1: City tour por San Francisco (idem tópico anterior)
Dia 2 – Golden Gate, Sausalito e Muir Woods (idem tópico anterior)
Dia 3 – Monterey e Carmel (idem tópico anterior)
Dia 4 – Yosemite Valley
Dia 5 – Mais um city tour por San Francisco (idem tópico anterior)
Roteiro de 7 dias na Califórnia
Já um roteiro de 7 dias permite que você explore outros lugares incríveis da Califórnia a partir de San Francisco, como é o caso da rota Napa Valley, o Lago Tahoe ou o Vale do Silício. Todos esses destinos podem ser visitados em tours guiados de um dia com a Apaixonados por San Francisco. Por isso, é perfeitamente possível incluí-los neste tipo de roteiro. Caberá a você escolher o que mais lhe agrada.
Napa Valley, por exemplo, é uma rota turística que passa por cinco cidades – Napa, Oakville, Yountville, Santa Helena e Calistoga – e leva os turistas por belas paisagens na região vinícola mais famosa da Califórnia. Durante o passeio, é possível degustar bons rótulos de vinhos e acompanhar o processo de fabricação da bebida. O Lago Tahoe é um dos mais belos dos Estados Unidos e impressiona por suas águas extremamente azuis. Ele fica a mais de 1800 metros de altitude, em uma área conhecida como High Sierra, e é o lugar ideal para a prática de atividades em contato com a natureza.
O Vale do Silício, por sua vez, é considerado por muitos a região mais tecnológica do planeta, onde estão algumas das empresas mais importantes dessa área, como HP, Google, Apple, Facebook e Intel. Na visita a essa região, os turistas passam por museus, instalações dessas empresas e da Nasa, além da Universidade de Stanford.
Considerando 7 dias de viagem na Califórnia, você poderia montar seu roteiro do seguinte modo:
Dia 1 – City tour por San Francisco (idem tópico anterior)
Dia 2 – Golden Gate, Sausalito e Muir Woods (idem tópico anterior)
Dia 3 – Vale do Silício ou Napa Valley
Dia 4 – Yosemite Valley (idem tópico anterior)
Dia 5 – Monterey e Carmel (idem tópico anterior)
Dia 6 – Lago TahoeDia 7 – Mais um city tour por San Francisco (idem tópico anterior)
Fonte: Guia Viajar Melhor