Os vilões são os alimentos gordurosos, que causam inflamação na pele e surgimento da acne
Na semana de páscoa, é muito comum o consumido maior de chocolate de várias formas, sabores e misturas. É produzido através do cacau, a sua fabricação tem uma grande adição de gordura, o que pode ocasionar espinhas na pele, principalmente no rosto. Uma opção para o consumo sem receio são os chocolates amargos, por possuírem uma maior concentração de cacau, minimizam as possibilidades do aparecimento da acne.
De acordo com a médica dermatologista, Dra. Patrícia Castro, é através do consumo de alimentos calóricos, inclusive o chocolate, que podem ocorrer o aparecimento da acne. As pessoas com pele oleosa são mais vulneráveis ao surgimento da acne. Além do chocolate, alimentos hipercalóricos como gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados são vilões de uma pele saudável. Vale ressaltar que, este fenômeno também não ocorre em todas as pessoas. O que se sabe é que em pessoas com predisposição individual, o consumo aumentado desses alimentos pode favorecer a formação de mediadores inflamatórios, com piora das lesões de acne. “É importante destacar que nem todas as pessoas com acne apresentam piora com o fator alimentar, é necessária uma avaliação individualizada caso a caso”, avalia.
De toda forma, o importante é moderar o consumo, visto que não há como quantificar a porção certa para minimizar o surgimento de espinhas, pois a sensibilidade é muito individualizada. “A palavra da vez é moderação: O certo é que quanto maior a quantidade em curto espaço de tempo, maior o risco. Ingestões em pequenas quantidades apresentam menor risco de desenvolvimento da acne”, completa a médica.
Fonte: Divulgação