O gesso é um material muito popular e multifuncional para construções. Com ele, você pode explorar possibilidades nos espaços internos, como o versátil forro de gesso. Veja mais sobre os tipos de gesso disponíveis no mercado.
O que é gesso?
O gesso é produzido a partir da gipsita, um mineral natural. Ele é comercializado como um pó branco fino. O material é usado em revestimentos de paredes e tetos, divisórias, elementos decorativos pré-fabricados e para regularização de pisos. É importante evitar a aplicação do gesso em áreas expostas à umidade, que pode danificá-lo. Aprenda mais sobre diferentes tipos de gesso no tópico a seguir.
Tipos de gesso
O gesso pode ser utilizado para a produção de diferentes peças, com diferentes funções. É preciso conhecer as características de cada produto para acertar na escolha. Conheça os principais tipos do material:
- Gesso acartonado: também chamado de drywall, é um sistema construtivo que utiliza placas de gesso revestidas por papel cartão em ambos os lados. É usado para a criação de paredes internas, divisórias de ambiente, forros e revestimentos.
- Gesso em pó: é uma forma pulverizada do gesso comum. Ele é comercializado em forma de um pó fino branco. Quando misturado com água, forma uma pasta maleável. A pasta de gesso é facilmente trabalhada antes de secar e endurecer, sendo muito usada em reparos.
- Gesso em placas: é muito confundido com o drywall, pois também é composto por placas revestidas de papel cartão. A principal diferença entre os dois está no tamanho: as placas de gesso são quadradas, com 60 x 60 cm, e o drywall pode chegar a 120 x 240 cm.
- Gesso em blocos: os blocos de gesso são pré-moldados e utilizados para levantar paredes, seja com finalidade estrutural, de fechamento ou decorativo. Ou seja, são uma opção mais econômica, podendo substituir os blocos de concreto ou de cerâmica.
A escolha da melhor opção de gesso depende das necessidades e do uso específico em cada projeto. Cada gesso disponível possui suas características e aplicações adequadas. É importante pesquisar e entender qual se encaixa melhor na sua construção.
Tipos de forros de gesso
Um ponto importante sobre o gesso é que ele possui propriedades isolantes, tanto térmicas quanto acústicas. Sendo assim, é um ótimo material para revestimentos e forros. Entenda mais sobre os tipos de forros de gesso:
Forro de gesso com moldura
O forro com moldura é perfeito para quem quer um teto decorado, pois adiciona um toque artístico ao local. Ele consiste em placas de gesso instaladas no teto. Na hora do acabamento, são adicionadas molduras decorativas nas bordas.
Forro de gesso liso com tabica
O forro de gesso liso com tabica é obtido a partir de placas de gesso instaladas de forma plana e uniforme, sem a presença de molduras decorativas nas bordas. Aplica-se uma faixa estreita de gesso para tornar discreta a transição entre o forro e as paredes. Esse acabamento é ideal para quem quer integrar melhor os espaços.
Forro de gesso sanca invertida
A sanca invertida é um tipo de acabamento que utiliza uma estrutura em gesso para criar uma moldura invertida no teto, contornando o ambiente. Seu diferencial fica por conta do vão entre o gesso e a parede. Ela permite embutir iluminação no teto, com lâmpadas ou fitas de LED.
Forro de gesso sanca aberta
Ao contrário da sanca invertida, o forro de gesso sanca aberta apresenta uma moldura saliente projetada para fora do teto, criando uma faixa decorativa ao redor do ambiente, geralmente próxima à parede. Pode ter diferentes formatos e designs, como curvas ou linhas retas.
Forro de gesso com ilha
Essa é uma opção de acabamento para o teto que cria uma área destacada no formato de “ilha” no centro do ambiente. Essa ilha pode ser saltada para fora ou rebaixada em relação ao restante do forro. Geralmente é feita a partir de uma forma geométrica, sendo mais comuns as ilhas quadrada e retangular.
Antes de selecionar a melhor opção para o seu projeto, consulte um profissional qualificado para entender as vantagens e desvantagens de cada tipo de gesso. Confira também inspirações de ambientes com sanca de gesso e apaixone-se por esse revestimento.
Fonte: Tua Casa