Especialistas explicam como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias escolares e evitar a obesidade infantil
Nada de liberou geral durante as férias escolares. O período sem aulas muda completamente os hábitos alimentares das crianças. Em casa e longe do controle de pais e professores, elas tendem a consumir mais produtos industrializados. Além disso, elas também passam maior tempo em frente às telas, o que associado a má alimentação contribui para o desenvolvimento de obesidade.
Para a endocrinologista e presidente do Instituto da Pessoa com Diabetes, Angela Nazário, a educação alimentar das crianças é essencial para combater esse cenário durante as férias escolares. “Lá na frente é muito mais difícil perder peso e recuperar a qualidade de vida. Por isso, é tão importante falar sobre a obesidade infantil, e os pais têm um papel fundamental na prevenção. Se os armários e geladeiras estiverem cheios de comidas saudáveis, as crianças terão uma alimentação melhor”, defende ela.
Para Thayná Guimarães, nutricionista do Instituto da Pessoa com Diabetes, o planejamento alimentar de toda a família é a melhor forma de cuidar da saúde das crianças. “Os pais são os exemplos para os filhos e são eles quem decidem quais alimentos entram em casa. O combate à obesidade infantil exige uma união e esforço de todos, o que, na verdade, só trará benefícios, tanto para os pais quanto para as crianças”, explica. Confira algumas orientações da nutricionista para otimizar a alimentação do seu filho nas férias escolares:
Convide seu filho para cozinhar
As crianças amam participar das atividades e colocar a mão na massa. Durante as férias escolares, faça receitas caseiras e funcionais, substituindo o trigo por farelo de aveia, por exemplo, e chame seu filho para te ajudar na receita. Assim, é possível despertar o prazer pela comida feita em casa, e não industrializada.
Deixe os alimentos saudáveis à vista
Quando bate a fome, a criança procura o que estiver mais perto e rápido para comer. Se os salgadinhos estiverem no seu campo de visão, ela com certeza irá escolher esse ao invés de uma fruta. Portanto, deixe esses alimentos já lavados e picados em potes para a criança, e mantenha os industrializados em prateleiras altas para ocasiões pontuais.
Fonte: Metrópoles