Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de técnicas de armazenamento para manter nutrientes

A praticidade é uma aliada da alimentação saudável. Manter os alimentos pré-preparados, lavados e cortados ajuda muito, principalmente naqueles dias mais corridos. Comprar os produtos higienizados também é uma boa opção para quem busca agilidade na cozinha. “Porém, ao mantermos os itens já manipulados, precisamos tomar alguns cuidados para que não ocorra perda de nutrientes ou mesmo degradação muito rápida. Para isso, a forma de armazenar é fundamental. Todo alimento manipulado deve ser guardado na geladeira ou freezer, em recipientes adequados, limpos e de uso exclusivo”, alerta a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

A especialista ensina que as carnes devem ser mantidas por 24 horas sob refrigeração e preparadas em seguida. Os vegetais podem ficar higienizados e cortados por mais tempo, respeitando a data de validade da embalagem, caso tenham sido comprados já processados, ou por 3 dias quando manipulados em casa.

Alimentos preparados, como as carnes e vegetais cozidos ou assados, podem ficar na geladeira por até 72 horas e no freezer por até 30 dias. “Esse armazenamento adequado garante que não ocorra risco de intoxicação alimentar e redução da perda de nutrientes após o preparo”, explica Renata.

Além do tempo e temperatura para a refrigeração, os utensílios usados também são importantes, lembra a nutricionista. “Utilizar recipiente de vidro é o ideal, mesmo quando vamos congelar as preparações. Potes herméticos e embalagens plásticas adequadas também são boas opções. Bombas a vácuo de uso caseiro podem ser excelentes aliadas para a conservação segura e duradoura dos alimentos, ajudando na praticidade, economia e segurança alimentar”.

Confira as dicas da nutricionista:
  •    Os recipientes e embalagens usados para o armazenamento devem ser sempre lavados com sabão e água corrente antes de serem usados novamente.
  •   Os produtos congelados devem ser retirados do freezer pelo menos 24 horas antes do preparo e precisam ser descongelados em geladeira. Não é adequado deixar descongelando em temperatura ambiente. Após o descongelamento, não pode ser congelado novamente, a menos que seja um alimento cru que foi preparado.
  •   As frutas podem ser congeladas para uso em receitas, como sucos e vitaminas e podem ser guardadas já lavadas e cortadas na geladeira.
  •   Os legumes e verduras também podem ser congelados, exceto aqueles que serão consumidos crus, pois o congelamento pode deixá-los com consistência inadequada para consumo dessa forma.
  •     Todas as preparações (arroz, feijão, carnes, legumes, massas, bolos, pães, etc) podem ser mantidas sob refrigeração ou sob congelamento, desde que sejam respeitados os critérios de tempo e a forma correta de descongelamento.

Fonte: Divulgação