Em vez de 313 cv, opção de entrada do SUV elétrico tem 204 cv; bateria segue com a mesma capacidade
Apenas dois meses após ser apresentado no Brasil, o BMW iX1 tem uma nova configuração de entrada no exterior, a eDrive20. O SUV elétrico se diferencia da gama atual por contar com apenas um motor e conseguir maior autonomia.
A tática é a mesma usada pela Volvo, que lançou recentemente no Brasil versões com motor e tração traseira para XC40 e C40. Vale lembrar que o próprio XC40 já tinha uma configuração dotada de apenas um gerador, mas instalado na frente.
Voltando ao BMW iX1, enquanto a configuração xDrive30 (já disponível no Brasil) utiliza dois motores, um em cada eixo, e tem 313 cv e 50,4 kgfm de torque, a nova configuração usa apenas um motor no eixo dianteiro.
Dessa maneira, são 204 cv e 25,1 kgfm de torque. Isso acarreta redução no desempenho, obviamente. A configuração com dois motores faz o 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, enquanto a novidade realiza a arrancada em 8,6 segundos.
A bateria segue com 66,5 kWh de capacidade, mas ganha em autonomia. Segundo o padrão WLTP, usado na Europa, o BMW iX1 xDrive30 pode percorrer 437 km com uma única carga, enquanto a configuração eDrive20 alcança 476 km. No Brasil, o Inmetro declara autonomia de 303 km para a opção mais potente.
O tempo de recarga segue igual, portanto, segundo a BMW, o SUV consegue recarregar 100% de sua bateria em 6h30m em estações de 11 kW. A marca ainda oferece um carregador portátil, também de 11 kW e um o wallbox de até 22 kW para instalação em casa ou escritório.
Apesar de ser a configuração de entrada, o eDrive20 mantém faróis full LEDs adaptativos e as duas telas do interior, uma de 10,25” do painel de instrumentos digital e outro de 10,7” do sistema multimídia.
Procurada por Autoesporte, a marca alemã disse que o modelo não deve ser vendido no Brasil.
Fonte: Auto Esporte