Considerada uma das maquiadoras mais requisitadas de Brasília, ela, agora, irá “eternizar” algumas de suas produções emblemáticas
Uma das maquiadoras mais requisitadas de Brasília, Isabel de Santis lançou uma nova vertente profissional que unirá três de suas paixões: maquiagem, fotografia e artes visuais. Após anos embelezando mulheres, em especial, noivinhas que querem estar impecáveis para seus grandes dias, a italiana radicada no Brasil despertou interesse por “eternizar” algumas de suas criações emblemáticas.
Apesar do “tradicionalismo” ao maquiar belos rostos com naturalidade e uma dose excepcional de realce, de Santis nunca abandonou seu lado excêntrico. Saindo um pouco da demanda “convencional” existente no mercado de beleza, ela, hora ou outra, se une a uma modelo e solta a imaginação com produções incríveis cheias de significado. Agora, Isabel tem fotografado esses resultados e transformado o que era efêmero em um quadro artístico sem perder a sua verdadeira essência.
Um caminho leva a outro
Filha de diplomata, Isabel de Santis passou boa parte da vida morando em diferentes países. Apesar de ser italiana, ela nasceu, de fato, na Venezuela, durante uma viagem a trabalho da família. “Ficamos pouco tempo, até retornar para a minha cidade, Roma”, diz.
“Sempre fui fascinada por arte. Desde muito nova, gostava de desenvolver muitas atividades que envolviam criatividade e tive muito incentivo da minha tia, que até hoje mora na Itália e é pintora, colecionadora e professora de arte da all’Accademia di Belle arti de Roma”, compartilha.
Esse lado criador de Isabel a levou a estudar e se formar em arquitetura, embora, ao longo do curso, ela já tenha percebido que seu caminho seria outro. “Vi que minha inclinação era ser maquiadora e, depois de já ter me estabelecido na profissão, senti o meu lado artístico aflorar”, conta, entusiasmada.
Isabel De Santis
Isabel De Santis maquiando modelo
Em meio a tantas produções das quais aplicou seu conceito único e inovador, de Santis foi aprender fotografia. Então, por meio do próprio olhar, conseguiu transmitir a real essência de suas ideias.
“Comecei a estudar mais e mais as possibilidades e conceitos do que seria ‘maquiagem’ e quais limites eu poderia transpor para transformá-la em arte”
Isabel de Santis
Maquiagem + fotografia + arte
A primeira obra da maquiadora, artista e fotógrafa foi resultado de uma campanha de produtos naturais e luminosos. “Isso me inspirou a criar um conceito solar e, ao mesmo tempo, suave e que transmita leveza”, afirma.
“Eu amo cada segundo desse processo. Cada vez mais venho explorando esse lado mais artístico, o que me traz insights para elaborar maquiagens sociais e de noiva, criando efeitos diferentes para as maquiagens do dia a dia”, declara de Santis.
Até o momento, ela já criou mais de 30 produções artísticas. “E pretendo fazer muito mais”, acrescenta. Algumas das criações estão expostas no estúdio em que trabalha, no Sudoeste, mas, em breve, ela reunirá essas e mais algumas outras em uma exposição aberta ao público, conforme revela à Coluna Claudia Meireles.
Os quadros serão comercializados com tiragens limitadas.
Repercussão
A artista já teve duas produções publicadas em revistas internacionais. Uma delas, inclusive, virou capa. “Esse meu lado foi bem recebido pelo público e isso me incentivou a ir atrás de desenvolver mais essa vertente que amo”, destaca.
Produção de Isabel publicada em revista internacional
Trabalho ganhou, inclusive, a capa da revista
“A união da maquiagem, fotografia e arte foi a maneira que eu encontrei de expressar a criatividade e transmitir a mensagem de que a beleza vai além do óbvio. A ideia de unir esses três universos surgiu da minha paixão pela beleza e pela arte visual”, explica.
Para a profissional, “a maquiagem é uma forma de arte em si, com a capacidade de transformar e aprimorar a aparência de uma pessoa de maneira incrivelmente expressiva e que vai muito além do que vemos na maquiagem social”. A fotografia, por sua vez, “além de capturar essas criações, trabalha para complementar esse conceito (escolha de luz, cenário, pose, entre outros) de forma duradoura e com um impacto visual significativo.”
Já a arte “se dá com a união desses dois elementos transcendendo suas próprias possibilidades”.
“Me sinto sempre muito lisonjeada quando alguém se interessa pelo meu trabalho e quer tê-lo para si”, comenta a maquiadora, que já recebeu encomendas, inclusive, do Canadá. Algumas obras estão disponíveis no Instagram da criadora e no site oficial ou podem ser encomendadas pelo WhatsApp (61) 99883-9393.
Fonte: Metrópoles