Lista inclui Haval mais barato, esportivos híbridos e muitos elétricos; veja os detalhes

Os SUVs correspondem a 45% de todos os emplacamentos de carros 0-km no Brasil em 2023, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Com tanta badalação, é óbvio que vários carros novos vão chegar ao país.

Partindo disso, Autoesporte revela quais são os próximos lançamentos de todas as fabricantes que pretendem lançar SUVs no Brasil. Acompanhe:

Audi

´Versão de produção do Q6 será mostrada em 2024 — Foto: Divulgação

O único SUV novo que a Audi vai lançar em 2024 é o Q6 e-tron. Autoesporte esteve nas Ilhas Faroe (Dinamarca) para dirigir um protótipo do utilitário elétrico previsto para o segundo semestre.

BMW

BMW X2 ficará ainda mais cupê em sua nova geração — Foto: Divulgação

O BMW X2 vai retornar ao Brasil de um jeito diferente em 2024. A nova geração do SUV adotou o visual de cupê e tem mais tecnologia embarcada, oferecendo versões híbrida (X2) e elétrica (iX2). Ainda não há data para a chegada dos novos utilitários.

  • X2
  • iX2
BYD

BYD Song Plus Pro será novo rival do Corolla Cross — Foto: Divulgação

Embalada pelo sucesso do Song Plus, a BYD vai lançar uma nova versão do SUV no Brasil. Estamos falando do Song Pro, que também terá motor híbrido e será mais barato para concorrer com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Este será o único utilitário novo da marca chinesa por aqui.

  • Song Pro

 

Chevrolet

Blazer EV será vendido no Brasil como o único carro elétrico da marca por aqui — Foto: Divulgação

Após lançar duas picapes inéditas no Brasil, a Chevrolet voltará a focar em SUVs no ano que vem. Dois modelos novos estão no cronograma: o Blazer elétrico e a próxima geração do Equinox.

Ainda não há data para a chegada de ambos, mas é quase certo que o Blazer EV chegará primeiro. Com o fim da produção de Bolt e Bolt EUV, o novo utilitário será o único modelo elétrico da marca. Já o Equinox deve ser mostrado no segundo semestre.

  • Blazer EV
  • Equinox

Citroën

A moda dos SUVs cupês enfim chegou à Citroën. Em 2024, a marca francesa da Stellantis vai se inspirar na Fiat e lançar um modelo correspondente ao Fastback. Segundo o site Autos Segredos, o modelo deve se chamarC3 Fastlounge.

Pouco se sabe sobre o novo modelo, mas ele será menor do que o Volkswagen Nivus, seu principal rival. A dianteira terá semelhanças com o C3, mas o para-choque deve ter visual único para se distanciar do irmão. Da mesma forma, sua mecânica deve ser emprestada do novo Citroën C3 Aircross.

  • C3 Fastlounge

 

GWM

GWM Haval H4 HEV é o irmão menor do Haval H6 — Foto: Divulgação

Três SUVs estão no cronograma da GWM para 2024: Haval H4, Tank 700 e Wey Coffee 01. O primeiro é uma versão compacta do Haval H6, com preço próximo do Toyota Corolla Cross. O Tank 700 será um utilitário com pegada off-road que vai concorrer com Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.

Por fim, o Wey Coffee é um SUV premium de porte médio e motor híbrido que chega ao país para pisar nos calos do trio de ferro alemão e da Volvo.

  • Haval H4
  • Tank 700
  • Wey Coffee
Honda

Honda vai tentar melhorar o desempenho tímido das vendas do CR-V — Foto: Divulgação

A nova geração do CR-V está confirmada para o Brasil e deve desembarcar por aqui ainda no primeiro semestre de 2024, importada do Japão. Agora, o SUV médio terá motor híbrido e mais elegância para melhorar o seu desempenho tímido nas lojas. Autoesporte esteve em Porto (Portugal) para dirigir o modelo.

  • CR-V

 

Hyundai

Hyundai Palisade é novo SUV de sete lugares — Foto: Divulgação

Você pode interpretar que o Palisade como o substituto do Santa Fe. O SUV de sete lugares deve chegar aos concessionários da Hyundai Caoa no primeiro semestre com motor 3.8 V6, tração 4×4 e preço na faixa dos R$ 450 mil. Será o carro mais caro da marca coreana por aqui.

  • Palisade

 

Jac Motors

JAC QX PHEV terá outro nome no Brasil — Foto: Divulgação

A Jac vai lançar no Brasil o SUV conhecido na China como QX PHEV. O futuro rival de Song Plus e Haval H6 tem conjunto híbrido plug-in composto por um motor 1.5 aspirado e um propulsor elétrico abastecido pela bateria de 19,7 kWh. Seu consumo fica na faixa de 65,4 km/l, segundo dados divulgados na China.

  • QX PHEV

 

Jaecoo

Jaecoo estreia no Brasil com dois SUVs — Foto: Divulgação

A Jaecoo é uma marca do Grupo Chery que vai estrear no Brasil com dois SUVs. O J7 tem 4,45 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos. Deve vir ao Brasil com motor 1.6 aspirado, que funciona atrelado ao câmbio automatizado de sete marchas, desenvolvendo 194 cv e 30 kgfm. Com 4,82 metros de comprimento e 2,82 m de entre-eixos, o grandalhão J9 corresponde ao Tiggo 9 e leva sete ocupantes. Seu conjunto mecânico é o mesmo do J7.

  • J7
  • J9

 

Jeep

Jeep testa Commander com motor da Rampage — Foto: Denise Drehmer/Autoesporte

A Jeep prepara as versões Blackhawk para Compass e Commander em 2024. Os SUVs vão receber o motor 2.0 de 272 cv de potência que já equipa a Rampage, e a previsão de lançamento está para o primeiro semestre.

  • Compass Blackhawk
  • Commander Blackhawk

 

Kia

Kia EV9 enfim chegará ao Brasil para brigar com o BYD Tan — Foto: Divulgação

O Kia EV9 vem ao Brasil em 2024 como um SUV elétrico de sete lugares e rival do BYD Tan. Resta saber qual opção de motor será escolhida para sua chegada ao país, uma vez que o SUV é vendido no exterior em três versões, com autonomias que variam entre 500 km e 563 km.

  • EV9

 

Mini

Mini Countryman JCW tem visual polêmico — Foto: Divulgação

A terceira geração do Countryman chega ao Brasil em sua nova versão John Cooper Works. Na contramão da eletrificação, o SUV esportivo terá motor 2.0 turbo de 300 cv e 40,8 kgfm de torque. Sua aceleração até 100 km/h leva em torno de 5 segundos, segundo a fabricante.

  • Countryman JCW

 

Omoda

Omoda estreia no Brasil com um SUV em duas versões — Foto: Divulgação

A Omoda terá apenas um lançamento, que deve ser o C5. Aliás, nós já testamos. Ainda não há muitos detalhes sobre o SUV, mas deve chegar por aqui com um motor 1.5 turbo e sistema híbrido leve, assim como os Kia Stonic e Sportage. Outro modelo que pode pintar por aqui em 2024 é o E5, versão elétrica do C5, com 204 cv de potência e 450 km de autonomia. Por enquanto, os testes continuam.

  • C5
  • E5

Peugeot

Peugeot 2008 de nova geração chegará já com facelift — Foto: Divulgação

Finalmente, o Peugeot 2008 produzido em Porto Real (RJ) sairá de linha e dará lugar à nova geração feita na Argentina. Inclusive, o início da fabricação em El Palomar está confirmado para a primeira quinzena de janeiro, segundo o site argentino Ámbito. A tendência é que ele tenha o mesmo motor 1.0 turbo de 130 cv e 20 kgfm de torque que equipa o Fiat Pulse.

  • 2008

Porsche

Porsche Macan terá versão elétrica inédita no Brasil — Foto: Divulgação

Após lançar o Cayenne renovado no Brasil, a Porsche volta suas atenções para o Macan. Autoesporte esteve em Leipzig (Alemanha) para conhecer o protótipo do SUV, que virá ao Brasil em versões a combustão e elétrica.

  • Macan

JLR

Range Rover Evoque será atualizado em 2024 — Foto: Divulgação

Lançada há quatro anos, a segunda geração do Range Rover Evoque passará por seu primeiro facelift. O SUV adota um visual mais sóbrio, elegante e minimalista, perdendo até mesmo uma das telas no interior. Versões com motores a combustão e híbridos estão confirmadas, e existem chances do SUV receber uma variante elétrica nos próximos anos.

  • Range Rover Evoque

 

Renault

Kardian terá três níveis de acabamento no BRasil — Foto: Renan Bandeira/Autoesporte

O Kardian marca o início de um novo momento para a Renault. O SUV compacto estreia uma nova plataforma que será usada em todos os veículos nacionais da marca nos próximos anos, e até a Nissan deve se beneficiar. Clique aqui para conferir todas as informações sobre o novo utilitário.

Toyota

Toyota Yaris Cross será o novo híbrido nacional do Brasil — Foto: Reprodução/Autocar India

A Toyota não confirma, mas o novo SUV compacto com motor híbrido flex deve ser o Yaris Cross. O início da produção em dezembro de 2024 foi confirmado pelo presidente da marca no Brasil, Rafael Chang, e a expectativa é que o SUV tenha o valor mais acessível entre todos os híbridos do país.

  • Yaris Cross

 

Volkswagen

Volkswagen T-Cross terá estilo europeu a partir do ano que vem — Foto: Divulgação

A única novidade da Volkswagen para os SUVs em 2024 é o facelift do T-Cross. O SUV compacto vai adotar o visual do modelo europeu, com design atualizado e mais moderno, mas o conjunto mecânico continuará o mesmo.

  • T-Cross
Volvo

Volvo EX30 será o elétrico mais barato da marca — Foto: Divulgação

Dois novos SUVs da Volvo estão previstos para 2024: EX30 e EX90. Autoesporte já acelerou o EX30, que vai custar em torno de R$ 230 mil a partir de janeiro. O SUV compacto será rival do Yuan Plus, mas também vai concorrer com utilitários médios a combustão, como Corolla Cross e Compass.

O EX90, por sua vez, corresponde ao novo XC90. O SUV elétrico chega ao país com muita tecnologia embarcada (até inteligência artificial) e som de cinema, sem deixar de lado o desempenho e a segurança.

  • EX30
  • EX90

 

 

 

Fonte: Auto Esporte