Chegou a hora de escolher o modelo e o material da sua piscina e você ainda está na dúvida sobre qual seria a opção ideal para a sua construção? Conheça a piscina de vinil uma opção versátil e prática para sua obra. Esse tipo vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil, afinal é mais acessível e o tempo de instalação é bem mais rápido que outros modelos. Veja suas características, compare suas vantagens e desvantagens e inspire-se com projetos, confira!
O que é piscina de vinil?
Construída em alvenaria, a piscina de vinil possui algumas diferenças em relação ao modelo clássico. Apesar de também contar com uma estrutura base similar, é uma opção muito mais simples. O seu grande diferencial é o revestimento, como o nome já diz, feito com uma camada de vinil. Assim, o modelo dispensa a necessidade de impermeabilização e outros materiais como azulejos, pastilhas ou cerâmica para o acabamento. Tudo isso acaba diminuindo, e muito, o seu preço final.
Englobando preço baixo se comparado com outros tipos de piscina, como os modelos tradicionais de alvenaria, e um tempo de instalação curto, as piscinas de vinil vêm se mostrando uma boa opção para os mais diferentes tipos de área de lazer.
Vantagens e desvantagens da piscina de vinil
Assim como os outros tipos de piscinas, as de vinil possuem vantagens e desvantagens que podem ser decisivas quando se opta por esse material. Veja e analise:
Vantagens
- Liberdade no design escolhido: o vinil permite o revestimento de diferentes formatos de piscinas, seja modelos retangulares, circulares ou até orgânicos. Por ser uma material maleável, consegue acompanhar curvas e ângulos diversos com mais facilidade. Além disso, é possível personalizá-lo com desenhos ou escolher entre diferentes padrões existente. Há uma diversa opção de cores, desenhos que imitam pastilhas, ilustrações de animais e muito mais.
- Instalação rápida: a piscina de vinil possui uma instalação mais ágil que outros modelos, cerca de 20 dias.
- Fácil manutenção: o vinil tem a vantagem de poder ser consertado com a piscina cheia, caso apresente trincas ou vazamento. Empresas especializadas vendem kits para eventuais reparos.
- Fácil limpeza: por possuir uma superfície é lisa e não ter rejuntes, sua limpeza é muito mais prática. Além disso, a probabilidade de haver acúmulo de limo, algas e sujeira em geral é muito menor. Com o tratamento correto da água não há necessidade de esvaziamento para qualquer limpeza.
- Valor: devido a sua facilidade de instalação e manutenção, a piscina de vinil acaba sendo uma das opções mais baratas para se ter em casa.
Caso deseje uma piscina aquecida, o vinil também permite essa possibilidade, basta levar isso em consideração na hora do projeto. Com suas várias vantagens, esse tipo de piscina já é o favorito de muitas pessoas, pois além de ser flexível, é econômico e se adequa as mais variadas construções e designs arquitetônicos. Apesar disso, também há pontos negativos a serem considerados, veja abaixo:
Desvantagens
- Cloro em excesso: com o tempo, o cloro em excesso pode danificar e desbotar o desenho do material. Além de provocar ressecamento nas bordas. Para evitar, dê preferência para produtos que possuem a dosagem correta para este tipo de material.
- Fragilidade: por ser um material maleável, o vinil pode ser danificado por objetos pontiagudos ou outros elementos cortantes. Evite qualquer item desse tipo na limpeza ou no uso da piscina.
- Vazamentos de água: Caso haja algum dano no revestimento de vinil, a piscina provavelmente vai apresentar um vazamento, por não ter uma camada de impermeabilização. Assim, esse não é o modelo mais indicado para ser utilizado em terraços, coberturas ou outro espaço que tenha uma construção embaixo, já que pode ocasionar infiltrações e até mesmo danificar estruturas e revestimentos.
- Tempo de vida: a necessidade de substituição do vinil pode ocorrer em uma média de a cada 10 anos.
Mesmo com essas desvantagens, a piscina de vinil é muito utilizada no Brasil e em outros países, justamente por ser mais acessível e contar com mais praticidade na hora da sua instalação.
Comparativo entre os tipos de piscinas
Para facilitar a decisão na hora da escolha da piscina ideal para o seu lar, confira informações de forma mais simples, em uma tabela comparativa dos tipos de piscinas e fatores decisivos na hora da escolha, como tempo de obra, média de preço, e durabilidade.
20 fotos de áreas de lazer com piscina de vinil para você se inspirar
Agora que você já tem o conhecimento de todos os fatores que fazem a piscina de vinil ser tão popular atualmente, já pode decidir o que acha do modelo para a sua construção. Se ainda possui dúvidas, veja fotos de projetos para você se apaixonar:
1. A piscina de vinil combina com vários tipos de design
2. Do clássico ao moderno
3. As opções são infinitas
4. Para você deixar a criatividade rolar solta
5. E escolher a opção ideal para sua casa
6. Sem deixar seu estilo pessoal de lado
7. Você pode optar por um modelo mais simples
8. Ou investir em um modelo mais moderno
9. O importante é ficar satisfeito com a sua escolha
10. E amar a sua nova piscina
11. A piscina de vinil deixa a área externa com a cara do verão
12. Fica perfeita quando combinada com um pouco de paisagismo
13. As plantas casam muito bem com os detalhes do vinil
14. Deixando a área de lazer bonita e aconchegante
15. Para toda a sua família curtir
16. E aproveitar muito os dias quentes
17. O vinil é um material prático
18. Que vai facilitar muito a manutenção da sua piscina
19. Deixando você com tempo de sobra
20. Para aproveitar muito os detalhes do seu cantinho favorito!
Após escolher o modelo preferido, vale buscar um profissional para que o projeto seja bem feito e executado sem falhas. Se a sua já estiver instalada, vale ficar atento para alguns cuidados específicos para este tipo de piscina.
Cuidados com a piscina de vinil
Por ser um material com uma superfície lisa, não há espaço para o acúmulo de sujeira ou o surgimento de algas e fungos. Basta tratar a água com produtos químicos indicados e utilizá-los conforme a frequência indicada. Seguindo as orientações corretas de limpeza da piscina, não há necessidade de troca de água ou esvaziamento da piscina.
Apesar de ser uma opção mais prática, o vinil pode sofrer desgaste com o tempo ou pequenos danos. Para o conserto de rachaduras ou vazamentos, basta apenas utilizar um kit de reparos. Entretanto, sua troca, que deve ser feita por profissionais especializados, é recomendada em média a cada 10 anos. Caso prefira, futuramente, o vinil também pode ser substituído por azulejos. Entretanto, é necessário o nivelamento do fundo e paredes da piscinas, bem como a realização de uma impermeabilização.
A piscina de vinil tem seus prós e contras, como qualquer outro tipo. O importante é ficar satisfeito com o resultado e entender os cuidados que cada material exige. Veja também algumas dicas de como planejar uma área gourmet com piscina para o seu espaço ficar ainda mais perfeito e aconchegante!
Fonte: Tua Casa