Versão híbrida plug-in pode rodar até 55 km sem gastar gasolina; veja os equipamentos
A Toyota anuncia o lançamento do novo RAV4 Plug-in Hybrid no Brasil, ainda sem motor flex. O SUV médio custa R$ 399.990 e se torna o primeiro carro da marca com fonte de carregamento externa no país, ou seja, que dá para carregar na tomada.
Isso porque diferentemente de carros como Corolla, Corolla Cross, Prius e outras variantes do RAV4, a versão híbrida plug-in pode ser recarregada em estações para carros elétricos. O SUV combina um motor 2.5 aspirado capaz de desenvolver 185 cv e 22,3 kgfm a outros dois motores elétricos, que entregam 182 cv no eixo dianteiro e 54 cv no eixo traseiro. A potência combinada é de 306 cv, segundo a fabricante. O câmbio é sempre CVT.
A bateria do RAV4 tem 18,1 kWh de capacidade. Com 100% de carga, o SUV pode rodar até 55 km sem gastar uma só gota de combustível. Na cidade, de acordo com a marca, o consumo pode superar 35 km/l.
O RAV4 vem equipado com um carregador portátil convencional de 2,3 kW e um wallbox de 7,4 kW que permite a recarga da bateria em 2h30. Por conta das baterias, o porta-malas perdeu capacidade, indo de 580 litros para 490 l.
A Toyota aproveitou o lançamento para incrementar o pacote de equipamentos. A versão 2024 chega com nova central multimídia de 10,5 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), câmera de ré com guia dinâmica, computador de bordo com tela TFT de 12,3 polegadas e head-up display que projeta informações no para-brisa.
Por fim, o RAV4 também oferece ar-condicionado digital de duas zonas, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas e retrovisores retráteis. O pacote inclui câmera de reconhecimento, farol automático e alerta de saída de faixa.
O Toyota RAV4 já pode ser reservado nas concessionárias. A marca oferece garantia de 8 anos ou 100 mil km (o que acontecer primeiro) para motores elétricos e baterias.
Fonte: Auto Esporte