Antes divisão esportiva da Volvo, marca sueca chega ao país em 2025 e vai expandir operação para mais sete países
A Polestar, que pertence à chinesa Geely (também dona da Volvo), é mais uma fabricante a confirmar presença no Brasil. Em comunicado, a empresa sueca – que vende apenas carros elétricos – confirma que vai expandir suas operações para mais sete países em 2025 e o Brasil aparece na lista junto de França, Alemanha, Eslováquia, Hungria, Polônia e Tailândia.
“Expandir nossas operações com parceiros novos e existentes nos permitirá alcançar mais clientes. Através destas parcerias e expansão, capitalizaremos a nossa marca forte e a nossa crescente linha de modelos”, diz Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.
Ainda de acordo com o comunicado, a rival da Tesla vai oferecer aos clientes a chance de customizar e comprar os modelos de forma online. É o mesmo movimento da própria Volvo, que só venderá carros pela internet a partir de 2030.
Resta saber se a Polestar será representada pela subsidiária brasileira da Volvo ou virá de forma independente. No comunicado, a Polestar informa que a chegada será por meio de um “parceiro local de distribuição”, o que poderia indicar a contratação de um importador terceiro. Procurada por Autoesporte, a Volvo Cars Brasil não respondeu até o fechamento desta reportagem.
A Polestar nasceu no ramo de competições e depois virou divisão esportiva da Volvo. Hoje, é uma marca independente do grupo focada em veículos elétricos com pegada esportiva. A Volvo adquiriu 100% da Polestar Performance em julho de 2015, mas já trabalhava em parceria com a empresa em competições desde 1996. A empresa ficou famosa por preparar os 850 de pista naquela década, incluindo a belíssima 850 T5R de competição.
A marca sueca não detalhou os futuros produtos, mas atualmente existem três carros na gama. O Polestar 2 foi lançado em 2019, mistura conceitos de sedã e crossover e traz a mesma plataforma e conjunto dos Volvo EX40 e EC40, com mais de 400 cv de potência. Em 2022 surgiu o Polestar 3, um SUV elétrico com base de XC90 que tem quase 520 cv e consegue rodar mais de 600 km com apenas uma carga.
O mais recente automóvel é o Polestar 4, que apareceu em 2023, mas ainda está em processo de lançamento em alguns mercados. O SUV cupê é o mais caro (parte de 68 mil euros na Europa) e mais potente até agora, com 544 cv. Segundo a marca, tem 620 km de autonomia (WLTP) e vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.
A fabricante prepara ainda mais duas novidades para os próximos anos. O Polestar 5, um GT cupê, e o Polestar 6, um roadster esportivo. Além da Volvo e Polestar, o grupo chinês Geely também tem a Zeekr (que, inclusive, vem ao país este ano) em seu portfólio de marcas.
Fonte: Auto Esporte