Estiveram presentes representantes de PT, PSB, PDT, PSOL, Republicanos, PP, PSD, Podemos, Solidariedade, Avante, MDB, União Brasil, PCdoB, Rede e PV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, com líderes da base governista no Congresso e disse que o diálogo entre os Três Poderes voltou a ser regra.

“Agradeci todo o trabalho realizado nesses um ano e oito meses, com aprovações importantes para o governo federal e, principalmente, para o povo brasileiro, que têm garantido crescimento econômico e a volta de programas sociais”, escreveu Lula nas redes sociais.

Estiveram presentes no encontro representantes do PT, PSB, PDT, PSOL, Republicanos, PP, PSD, Podemos, Solidariedade, Avante, MDB, União Brasil, PCdoB, Rede e PV.

Os líderes, por sua vez, disseram a Lula que querem evitar a “criminalização” das emendas parlamentares e defenderam a impositividade, ou seja, a obrigação de pagamento de parte desses recursos.

O argumento dos congressistas é que esse dispositivo garante a independência do trabalho do parlamentar do Executivo.

Lula, por sua vez, prometeu que pretende intensificar esses encontros com os líderes e com as bancadas das legendas.

Segundo adiantou a âncora da CNN Tainá Falcão, o presidente, inclusive, sugeriu que as próximas reuniões podem ser na Granja do Torto, residência de lazer da Presidência da República.

O chefe do Executivo ainda disse durante a reunião que não tem candidato para a sucessão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Segundo ele, Lira está certo ao tentar eleger alguém de sua preferência para substituí-lo.

 

 

 

 

Fonte: CNN Brasil