Pés macios e hidratados não são apenas uma questão estética – eles também promovem uma melhor saúde e bem-estar
Ter os pés macios e hidratados é algo que muitas pessoas buscam por uma questão estética. Afinal, quando não se cuida dessa área, ela pode ficar cheia de rachaduras que muitas pessoas não gostam de ver no seu próprio corpo. Contudo, você sabia que esses cuidados também são importantes para o bem-estar e a saúde?
Isso mesmo – até porque as rachaduras e ressecamentos que surgem nos pés podem ser dolorosos e atrapalhar um pouco ao caminhar. “Cuidar dos pés é uma prática que muitas vezes negligenciamos, porém, é essencial para manter a saúde integral do corpo”, aponta Marina Groke, especialista em beleza da Unhas Cariocas, rede que oferece serviços de pedicure e nail care.
E, para ter os cuidados corretos com os seus pés, é preciso saber quais os produtos ideais para passar nessa área. Assim, você evita escolher algum que possa acabar causando uma irritação ou outro efeito adverso. Marina explica que os produtos certos conseguem não apenas hidratar, como também proteger e nutrir a pele dos pés.
Abaixo, a especialista indica os principais componentes que auxiliam com a hidratação da região, garantindo sua maciez e prevenindo efeitos adversos:
Manteiga de karité
A manteiga de karité é um ingrediente altamente benéfico para a saúde dos pés devido às suas propriedades hidratantes e nutritivas. Extraída das nozes da árvore de karité, essa manteiga é rica em ácidos graxos essenciais e vitaminas A, E e F, que são essenciais para a saúde da pele.
Especificamente no caso dos pés, ela consegue trazer uma hidratação profunda, suavizando e reparando calosidades e áreas ressecadas. Seus nutrientes restauram a umidade e a elasticidade, o que é benéfico especialmente para pés que estão constantemente expostos a atritos e pressões.
Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a acalmar a pele irritada e a reduzir a vermelhidão, proporcionando um conforto instantâneo e duradouro.
Mentol
O mentol tem propriedades refrescantes e revitalizantes que podem ser usadas de diversas formas, inclusive para os pés. Ele tem origem em plantas como a hortelã-pimenta e suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias são famosas por ajudarem a aliviar dores musculares e o desconforto causado pelo cansaço dos pés.
Esse componente pode aparecer em cremes e géis e traz um alívio imediato para quem o aplica.
Óleo de melaleuca
Por fim, o óleo de melaleuca é outro ótimo ingrediente para os pés, uma vez que tem propriedades antibacterianas e antifúngicas naturais. Ele é utilizado especialmente quando a pessoa tem problema de fungos nas unhas ou infecção cutânea.
Além disso, o óleo possui ação anti-inflamatória, o que ajuda a reduzir a vermelhidão e a irritação causada por condições como o pé de atleta. Incorporado a cremes ou loções para os pés, ele proporciona um cuidado eficaz e seguro, mantendo a região protegida e saudável.
Fonte: Alto Astral