Fácil e econômica, a receita criada pelo chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, é gostosa, cremosa e muito mais saudável que as versões industrializadas.

 Você sabe o que é difosfato tetrassódico? E polifosfato de sódio? Esses são só alguns dos ingredientes que a gente encontra nos rótulos do requeijão cremoso industrializado, aquele que está na mesa do café da manhã de muitos brasileiros.

A longa lista de aditivos químicos, repleta de siglas desconhecidas para a maioria da população, foi o gatilho para o chef Rodrigo Oliveira, do premiado restaurante Mocotó, em São Paulo, criar um jeito de fazer requeijão caseiro.

Deu tão certo que a receita tomou conta das redes sociais e chegou aos programas de TV, nos quais ele volta e meia aparece como convidado.

A simplicidade do preparo é o grande atrativo – mesmo quem não sabe cozinhar consegue fazer um requeijão cremoso bem gostoso e, o que é melhor, muito saudável, à base de ingredientes que são comida de verdade.

O chef usa leite integral tipo A, mas os produtos de caixinha, inclusive na versão desnatada ou semidesnatada, também podem ser usados.

Já os leites vegetais não funcionam aqui – como não contêm a proteína caseína, o leite vegetal não talha, uma etapa fundamental na receita.

O elemento ácido usado para coalhar o leite, ensina Rodrigo, pode variar. “Dá para usar só vinagre de maçã ou apenas suco de limão. Eu costumo usar meio a meio, por causa do sabor.”

O tipo de queijo também vai do gosto de cada um, desde que seja um tipo mais curado e salgadinho. “Já fiz com parmesão e com minas curado. Serve até aquele queijo que endureceu, porque ficou esquecido no fundo da geladeira.”

A receita rende o equivalente a três potes pequenos de requeijão industrializado e, por não conter conservantes, dura cinco dias na geladeira, em média.

“Quando o requeijão ainda está quente, parece um pouco fluido, mas é assim mesmo. Quando esfria, a mágica acontece”, diz Rodrigo.

Antes de correr para a cozinha, um conselho do chef: não descarte o soro do leite. Trata-se de um ingrediente nutritivo e saboroso, que pode ser aproveitado em diversos preparos. “Em casa, uso para enriquecer cozidos e carne de panela, para fazer marinadas, cozinhar feijão branco e até para bater vitamina.”

Receita de requeijão caseiro

Receita de Rodrigo Oliveira, do Mocotó

Rendimento: 600 g
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

1,5 litro de leite
50 ml de suco de limão ou vinagre de maçã
60 g de manteiga
15 g de queijo ralado ou picadinho
5 g de sal

Modo de fazer

1. Ferva o leite, desligue o fogo e separe 1 concha e meia (cerca de 70 ml).

2. Junte o limão ou vinagre à maior porção de leite, misture bem e espere talhar – o processo é bem rápido. Assim que os sólidos estiverem separados do soro, coe em uma peneira fina (guarde o soro para outros preparos).

3. No liquidificador, bata a coalhada com a manteiga, o leite reservado, o queijo e o sal, por 2 a 3 minutos, na velocidade máxima, até que esteja bem lisinho e cremoso. Guarde o requeijão caseiro na geladeira.

Fonte: Elle.com