Chegam a Brasília as cervejas artesanais libanesas da 961 Beer. Presente em 22 países e cinco estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Paraná), a marca, agora, passa a ser encontrada também no Distrito Federal, na carta de bebidas do Empório Árabe, em Águas Claras e na Asa Sul. A casa será a primeira da região a comercializar o produto. E, para celebrar a chegada dos cinco rótulos importados, a chef Lídia Nasser realizará, em 16 de março, às 20h, na loja da Asa Sul, um jantar harmonizado com as bebidas, mediante reserva antecipada.

Composto por três etapas, sendo uma entrada (a escolher entre duas opções), prato principal e sobremesa, o menu sairá a R$ 130,00 por pessoa, com os respectivos rótulos inclusos. As reservas podem ser feitas pelo telefone (61) 3363-3101. No entanto, a partir desta terça-feira (8/3), o público já terá acesso às cervejas. O Empório Árabe oferecerá todos os quatro estilos regulares da 961 Beer – Lager, Witbier, Red Ale e Porter –, além de uma edição especial, a Lebanese Pale Ale.

“O diferencial está na experiência gastronômica única de apreciar pratos típicos árabes com cervejas artesanais, elaboradas também com alguns dos ingredientes tradicionais da nossa cozinha, como zathar, anis, hortelã, camomila e até casca de uma laranja libanesa”, ressalta a chef Lídia Nasser.

Criada no Líbano em julho de 2006, por um grupo de amigos em busca de uma cerveja de mais qualidade no país, a marca começou com uma produção pequena, na cozinha de casa, com lotes de apenas 20 litros. Apesar da turbulência da época, com clima de guerra e bombardeios, o negócio cresceu e, de menor cervejaria do mundo, a 961 Beer (nome que faz referência ao DDI libanês) passou a exportadora premiada internacionalmente, com produção de mais de 2 milhões de litros por ano.

Importador exclusivo da 961 Beer no Brasil, o libanês Patrick Bared aposta no potencial da marca em Brasília. “Nossos rótulos trazem um pouco do terroir do Líbano, com adição de ingredientes típicos. É preciso muita atitude e paixão para criar uma cerveja nas condições em que a 961 Beer surgiu. É um produto artesanal feito com alma. Uma cerveja de atitude para pessoas de atitude”, afirma o empresário, nascido na cidade de Beirute.

Cervejas_libanesas_961_Beer_Emporio_arabe_Foto_Rafaela_Cambuy

Sabores realçados

Na próxima semana, em 16 de março, os brasilienses terão a oportunidade de degustar as cervejas durante jantar harmonizado, oferecido pela chef Lídia Nasser, no Empório Árabe (215 Sul). Composto por uma entrada (a escolher entre duas opções), prato principal e sobremesa, o menu será combinado com três dos cinco rótulos importados: Lager ou Witbier, Porter, além da edição especial, a Lebanese Pale Ale. O preço será de R$ 130,00 por pessoa, mediante reserva antecipada.

Para entrada, será servido Bolinho de Cordeiro acompanhado de geleia de hortelã artesanal OU Torre de Texturas (kibe cru, coalhada seca, tabule e chips de cebola negra, acompanhados de torradas de pão folha). O primeiro será harmonizado com a 961 Lager – refrescante e leve, mas marcante, capaz de equilibrar a potência dos maltes e o amargor do lúpulo. O teor alcoólico é de 5%. Já a segunda entrada combina bem com a 961 Witbier – bebida leve e com toque regional de sementes de coentro e laranja libanesa –, que possui carbonatação alta, corpo leve e teor alcoólico de 5,3%.

O prato principal será o Carneiro Marroquino (carneiro desfiado, elaborado com cebola, cebolinha e nozes, servido com arroz aletria e batatas rústicas). Para realçar o sabor de um dos clássicos do Empório Árabe, entra em cena a 961 Lebanese Pale Ale. Edição especial da marca, o rótulo possui espuma de boa formação e persistência, com aromas de especiarias árabes, como zathar e sumagre. O teor alcoólico é de 6,3%.

Já a sobremesa, a Torre Chocólatra – creme de chocolate em finas camadas de pão-de-ló regadas com calda de chocolate e raspas de chocolate meio amargo –, será servida com a Porter, ideal para sobremesas à base de chocolate e frutas. Aromática, é preparada com um blend delicado de maltes. Na boca, a bebida traz o amargor dos maltes torrados e leve acidez, com teor alcoólico de 5,6%.

Fonte: Divulgação | Fotos: Rafaela Cambuy