Com uma apresentação que privilegiou a cena criativa de Milão e as novas interações entre arte, design, arquitetura e tecnologia, o arquiteto e curador Nicola Goretti apresentou as mais importantes tendências surgidas na última edição do Salão Internacional do Móvel de Milão. O encontro, realizado pelo CasaPark, reuniu profissionais e estudantes de arquitetura e design de interiores no Espaço Itaú de Cinema na última quinta-feira, 5 de maio.
Nicola fez um passeio virtual pelos principais ícones da arquitetura renascentista e maneirista para mostrar como arquitetos, artistas e artesãos criaram soluções inéditas para realizar projetos grandiosos, mesmo que os espaços fossem exíguos. Ainda foram apresentados os centros culturais que trazem soluções arquitetônicas importantes para mostrar seus acervos, como o Armani Silos e Fundação Prada, instalados em áreas antes degradadas e que hoje vivem um momento de renovação e de efervescência cultural e social, devido à grande afluência de pessoas e instituições.
A partir dessa perspectiva, foram apresentadas novidades em mobiliário e acessórios para casa, em especial para a sala, com sofás, estantes e cadeiras, e para a cozinha, com a apresentação de armários e bancadas multifuncionais. Destaque para o uso de materiais naturais, como o mármore e a madeira, em oposição ao uso ostensivo de materiais tecnológicos apresentados na edição de 2014. “Estas soluções mostram como nossa mente trabalha de forma mais elástica e vetorial, permitindo buscar sempre novas soluções a partir de conhecimentos prévios”, afirmou o curador.
Fonte: Divulgação| Fotos: Alan Santos